Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 fevereiro 2006

VEJA: TENDENCIOSA

Vejam o que disse Newton Campos no site Eleições.org em janeiro passado. Ele já tinha dado a dica: a revista Veja está cada dia mais tendenciosa.

A Veja está ficando pior do que Papel Higiênico para ler. Sempre me arrependo de comprar, mas é importante dar uma olhada de vez em quando pra ver o que a família Civita anda armando pra cima da gente, com suas informações tendenciosas.A última edição da revista (traição por internet na capa) dedica aproximadamente 90% do seu conteúdo para criticar o governo com dados tendenciosos sem qualquer prova plausível. Chega a ser irritante ler um periódico que claramente se dedica a danar a imagem de pessoas como Gilberto Gil, Aloísio Mercadante e Heloísa Helena simplesmente pelo fato deles pertencerem a um grupo político sem apoio da família Civita.

Na verdade, nunca foi mesmo muito combativa. Durante a ditadura militar compactuou com a situação política então vigente para prosperar. Depois que acabou a ditadura o que fez? Tentou ser a rede Globo das revistas: apoio aos governos de plantão em troca de benefícios que garantissem a continuidade de seu crescimento. Parece que o governo do PT causou um impacto negativo no status quo dos donos da revista. Daí, tanto interesse em atacar de forma incessante tudo que está ligado ao atual governo.

Continua Newton Campos:

Não condeno as reportagens investigativas, afinal a imprensa deve sim tentar patrulhar o poder, este é seu papel. Mas existe uma grande diferença entre informar e criticar julgando. Na semana passada comprei também a revista "Caros Amigos" (com o Zé Dirceu na capa) onde ocorre extamente o contrário. Recheada de anúncio da Petrobrás, Governo do Paraná (!?!?!), Ministério da Saúde e etc a revista defende o governo petista descaradamente. Mas pelo menos eles assumem que apóiam o governo. Assim o leitor fica mais ciente e pode interpretar o que lê. A Veja simplesmente acha que o leitor é um imbecil e ainda fica mandando recados e ameaças para os ministros e mandatários petistas por suas páginas. Que bosta!

Tá certo que todo mundo tem direito de ter o seu candidato. Mas seria interessante Veja, por exemplo, deixar claro para o leitor quem ela está apoiando. É para ser justo com os cerca de 4 milhões de leitores que costumam ler os mais de 1,2 milhões de exemplares distribuídos semanalmente pela revista.

Qual o candidato a presidente apoiado pela revista? Leiam a edição desta semana para ver que o Serra é o preferido. Coitado do Alckmin. Parece tão sério, tão limpo de corrupção. Aguardem denúncias contra ele na Veja em poucas semanas.

Como diz Newton Campos: sabe qual a vantagem do Brasil ter mais da metade da população analfabeta funcional? Eles não podem ler este monte de bobagem.