Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 junho 2006

EXTRAÇÃO SELETIVA DE MADEIRA NA AMAZÔNIA

AFETA NEGATIVAMENTE A RIQUEZA DOS SOLOS?

A resposta de um experimento científico realizado na Amazônia Central brasileira surpreende e indica o contrário: o solo ficou mais rico. Parece um contrasenso, mas a conclusão do estudo é essa.

Os solos de terra firme da Amazônia Central, são, em sua maioria, ácidos e pobres em nutrientes. A manutenção da floresta sobre esses solos é garantida pela ciclagem de nutrientes, ou seja, a decomposição da matéria-orgânica produzida pelas plantas (folhas, ramos, frutos, sementes, etc), formando um sistema em que a ciclagem de nutrientes se constitui em um sistema praticamente fechado, composto por dois grandes compartimentos: a biomassa representada pelas plantas e o solo mineral. Quando a floresta é substituida por pastagens ou outras atividades agrícolas isso leva obrigatoriamente a uma diminuição de nutrientes do compartimento biomassa, podendo comprometer os processos de ciclagem no solo, pois plantas absorvem nutrientes presentes na solução do solo.

Para entender o efeito de retirada de árvores, que agragam grande quantidade de biomassa nas áreas florestais, o estudante de Doutorado em Engenharia Ambiental da USP-São Carlos, junto com outros pesquisadores do INPA, realizaram um experimento para em uma área de floresta de terra firme na Amazônia Central submetida à extração seletiva de madeira (6-10 árvores, ou 34 m3 ha-1 de madeira) (*). O experimento foi realizado na Estação Experimental de Manejo Florestal do INPA (no km 23 da estrada vicinal ZF-2), cerca de 80 km ao Norte deManaus. A vegetação da área corresponde à Floresta Densa de Terra Firme Amazônica, onde é comum a composição florística bastante heterogênea (Jardim &Hosokawa, 1987). Na área estudada foram registradas 324espécies de árvores, distribuídas em 173 gêneros e 57 famílias botânicas.

O experimento constou de três blocos, cada um contendo uma parcela controle e uma que sofreu o corte seletivo de árvores, todos sobre um Latossolo Amarelo álico de textura muito argilosa. As medidas foram realizadas durante 13 meses, em cinco tratamentos em cada bloco: controle (floresta intacta),centro de clareira, borda de clareira, borda da floresta remanescente e floresta remanescente. Em cada parcela controle foram instaladas duas baterias de extratores de solução do solo, nas profundidades de 10, 20 e 30 cm, em locais escolhidos ao acaso no hectare central da parcela, ou seja entre os 50 e 150 m. Nas parcelas manejadas, foram instaladas baterias de extratores de solução do solo, para as três profundidades já citadas, em quatro classes de distúrbios: centro de clareira, borda de clareira com a floresta remanescente, borda da floresta remanescente com a clareira e floresta remanescente. As coletas de dados foram semanais e iniciadas em fevereiro de 1994 (cinco meses após a extração de madeira), prosseguindo até fevereiro de 1995 (17 meses após a extração). Foram avaliados os teores de Nitrato, Amônio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Sódio.

Resultados: solo explorado ficou mais rico!

A extração seletiva de madeira causou alterações significativas nas quantidades de potássio, cálcio, magnésio e sódio, que foram maiores na solução do solo nos tratamentos “centro de clareira” e “borda de clareira”, os mais impactados pelaexploração de madeira. O sódio foi o íon mais afetado. A diminuição gradativa dos teores de nitrato, potássio, cálcio e magnésio no centro de clareira, ao longo deste, mostraram que estes estão sendo exportados do sistema solo-planta.No entanto, como suas quantidades na solução do solo ao final do estudo ainda eram mais altas do que no controle, não houve evidências de que a extração seletiva de madeira, no nível em que foi efetuada, tenha causado umadepleção importante nos nutrientes necessários para o crescimento da floresta remanescente ou sucessão secundária natural.

Fenômeno já foi estudado em áreas submetidas a queimadas

Na Amazônia central, uma comparação de parcelas de floresta intacta com outras submetidas ao desmatamento e queima da vegetação, revelou que as concentrações da maioria dos íons que foram analisados, durante período chuvoso, na superfície do solo (0-20 cm), foram maiores sob floresta
queimada do que sob floresta natural; porém, durante e após a estação seca seguinte e o posterior período chuvoso, foram maiores para todos os íons estudados na floresta natural (Picollo et al., 1994). Esse comportamento foi atribuído à deterioração da estrutura do solo da floresta que sofreu queima
e à entrada contínua da liteira para o solo da floresta intacta.

Assim, nos trópicos, o padrão de ciclagem de nutrientes depende de várias adaptações e interações biológicas, inclusive mutualísticas entre microorganismos e plantas, que propiciama conservação de nutrientes; a remoção desta bem-organizada estrutura biótica implica na perda de nutrientes por lixiviação (lavagem dos nutrientes) sob condições de altas temperaturas e chuvas intensas.

Na floresta de terra firme da Amazônia central, a maior produção de liteira fina se dá no período menos chuvoso, de junho a outubro, enquanto que a maior parte da decomposição ocorre durante a estação chuvosa (Luizão & Schubart, 1987). As folhas, que representam 70 % do total da liteira, são de rápida
decomposição. A liteira fina produzida cada ano (8,25 t . ha-1), proporciona uma entrada de 3880 kg de carbono, 151 kg de nitrogênio, 3 kg de fósforo, 16 kg de enxofre, 15 kg de potássio, 37 kg de cálcio, 14 kg de magnésio e 9 kg de sódio, para o solo de uma floresta de platô sobre Latossolo Amarelo na região de
Manaus (Luizão, 1989). Além destes elementos químicos geralmente considerados como nutrientes para as plantas, a floresta cicla uma quantidade significativa de outros elementos da liteira, nutrientes ou não, principalmente de silício e de alumínio, mostrando, então, uma forte relação entre a atividade
biológica e a composição mineral dos solos da floresta de terra firme (Lucas et al., 1993).

Confirmação de resultados similares obtidos no passado

O resultado do experimento desenvolvido por Sávio Ferreira e colegas, confirma os resultados de um experimento anterior, realizado em 1994 por Piccolo et al. (1994), que estudaram a composição mineral da solução do solo durante 16 meses (uma estação seca e dois períodos chuvosos) em uma floresta natural e uma submetida a desmatamento e queima da vegetação. Observaram que, no
primeiro período úmido, os fluxos totais dos íons mais abundantes (Si4+, NH4
+, NO3 -, Mg2+, SO4 2-, K+, Ca2+ e Mn2+) foram maiores sob floresta queimada do que sob floresta natural; porém, para os dois períodos seguintes, um seco e outro chuvoso, os fluxos de nutrientes foram mais elevados na
floresta natural. A contínua entrada de liteira, que chega à superfície do solo em floresta natural, e não em áreas que sofreram derruba e queima, tem importância crítica para regular a concentração da maioria desses nutrientes na solução do solo.

No estudo de Sávio Ferreira, cinco meses após o corte seletivo de árvores, os tratamentos que sofreram maiores danos, como o centro de clareira e a sua borda, também mostraram aumentos nos teores das bases trocáveis K+, Ca2+, Mg2+ e Na+, e também foi observada, a seguir, uma ligeira perda de K+, Ca2+, e Mg2+. Apesar dessa perda de nutrientes nas áreas afetadas, os níveis ainda estiveram acima das áreas intactas (controle), indicando que o corte seletivo não provocou um empobrecimento na solução do solo, como ocorre em manejo com derruba e queimada da vegetação.

Referências Bibliográficas

Jardim, F.C.S; Hosokawa, R.T. 1986/87. Estrutura da floresta equatorial úmida da Estação Experimental de Silvicultura Tropical do INPA. Acta Amazonica, 16(17): 411-508.

Lucas, Y; Luizão, F.J.; Chauvel, A.; Rouiller, J.; Nahon, D. 1993. The relation between biological activity of the rain forest and the mineral composition of soils. Science, 260: 521-523.

Luizão, F.J. 1989. Litter production and mineral element input to the forest floor in a Central Amazonian forest. GeoJournal, 19(4): 407-417.

Luizão, F.J.; Schubart, H.O.R. 1987. Litter production and decomposition in a terra-firme forest of Central Amazonia. Experientia, 43(3): 259-265.

Piccolo, M.C.; Andreux, F.; Cerri, C.C. 1994. Hydrochemistry of soil solution collected with tension-free lysimeters in native and cut-and-burned tropical rain forest in Central Amazonia. Geochim. Brasil, 8(1): 51-63.

(*) Artigo científico originalmente publicado na revista ACTA AMAZÔNICA
VOL. 36(1) 2006: 59-68

1 Comments:

Blogger Angela Ursa said...

Evandro, parabéns pelo seu blog, pelos tópicos sobre temas muito importantes. Abraços da Angela Ursa :))

08/06/2006, 22:48  

Postar um comentário

<< Home