Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 agosto 2006

A POESIA DE FRANCIS MARY NOS JORNAIS “O RIO BRANCO”

INTRODUÇÃO

O projeto “Amazônia: Os Vários Olhares” iniciou seus trabalhos há pouco mais de dez anos com a linha de pesquisa “Literatura e Memória Cultural”, visando ao estudo das manifestações literárias de todos os municípios acreanos. Com a elaboração do subprojeto “A Poesia de Francis Mary nos Jornais O Rio Branco e Folha do Acre (1970- 1980): Literatura e Questões de Gênero”, foram iniciados os estudos da literatura de autoria feminina nos jornais do Acre, em particular de Rio Branco, objetivando descrever a identidade da mulher que se revela nos textos poéticos de Francis Mary. Também buscou-se delinear o momento histórico e social em que a produção poética da autora estava inserida, tendo em vista que a referida autora teve uma notória participação na literatura e na imprensa local nas décadas de 1970 e 1980.

O presente estudo iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica bastante específica, a fim de termos um embasamento teórico, metodológico e histórico fortemente alicerçados, paralelo a isso iniciou-se a pesquisa de campo com o levantamento, leitura, transcrição manual e análise dos textos poéticos de Francis Mary existentes nos exemplares dos jornais “O Rio Branco” e “Folha do Acre”, arquivados no Museu da Borracha e no CDIH/UFAC. Investigou-se um total de 350 exemplares de ambos os jornais, sendo 150 do “O Rio Branco” e 200 do “Folha do Acre”, dos quais transcreveram-se 75 textos: 63 poesias, 4 contos e 1 artigo de Francis Mary e 7 poesias de outros autores. Posteriormente, foram classificadas somente as poesias de Francis Mary, quanto a(o) gênero, espécie, estilo, conteúdo, temática, forma e discurso. Procedeu-se ainda uma análise comparativa das poesias com enfoque nas questões de gênero ali representadas, além disso, realizaram-se entrevistas com pessoas ligadas ao movimento cultural acreano dessa época.

RESULTADOS

A partir da classificação das poesias, de acordo com Massaud Moisés, percebe-se a predominância do conteúdo crítico, do tema mulher e liberdade, da temática social, poemas de forte engajamento político e de forma irregular sem rimas, sem métrica. Partindo dessa abordagem, que Francis Mary faz da figura feminina, incitando na mulher a busca pela atuação no espaço público, sempre vetado às mulheres e à luta por seu lugar de sujeito na sociedade ao lado dos homens. Numa época em que a figura da mulher estava suprimida pelos dogmas clericais, a autora se volta justamente para a delicada questão da libertação feminina dos laços da submissão patriarcal. Com o estudo dos textos de Francis Mary foi-nos possível delinear o perfil da mulher daquele período.

CONCLUSÃO

Segundo Michel Foucault, “o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo pelo qual, e com o qual se luta”, partindo desse pressuposto foi possível perceber a importância do discurso de autoria feminina como forma de resistência à dominação do sistema patriarcal que sempre limitou o discurso feminino para assim manter a mulher sob dominação masculina. Compreende-se, desse modo, a importância da poesia de Francis Mary publicada nos jornais de Rio Branco, que desatrelada das limitações que eram impostas à mulher, exerce um papel importante na luta pela libertação feminina, da acreana em especial.

Autores: Denízia Cunha do Nascimento (Bolsista do PIBIC/CNPq/UFAC – 2005/2006) e Margarete Edul Prado de Souza Lopes (Orientadora, Departamento de Letras). A POESIA DE FRANCIS MARY NOS JORNAIS “O RIO BRANCO” E “FOLHA DO ACRE” (1970- 1980): Literatura e Questões de gênero. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica PIBIq-CNPq , Universidade Federal do Acre, Rio Branco-Acre, 2006.
Financiador: CNPq / PIBIC / UFAC.