Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

07 setembro 2006

QUEIMADAS NO ACRE

GUERRA AO FOGO NO ACRE!
Postado em 07.09.2006 as 11:48h


Depois da dura lição que foram obrigados a ter durante a temporada de queimadas no ano de 2005, produtores, sociedade civil e governo estão demonstrando que farão de tudo para que o desastre não se repita este ano.

As fotos deste post (enviadas por Alarico Neto, da Defesa Civil de Plácido de Castro para Foster Brown), apresentam a mobilização verificada no município de Plácido de Castro (cerca de 100 km de Rio Branco) contra o fogo, que tem acontecido naquela região desde o início desta semana.

Os dados sobre as queimadas no Acre estão disponíveis para toda a sociedade acreana na página do Forum GTP Queimadas. Clique aqui para acessar. A inscrição para acesso é livre. A imprensa local está convidada a acessar esta página e divulgar os fatos e fotos tão importantes para a vida dos acreanos. O Blog do Altino Machado é usuário frequente da mesma.

Capacitação e mobilização da "tropa" civil


Deslocamento para as frentes de batalha


Caminhos difíceis, surpresas desagradáveis


Condições para a guerra: tudo a favor do fogo!


Ação!


Sucesso no combate e descanso dos guerreiros!


Esta série de fotos demonstra mais uma vez que a "união faz a força", mas a organização e a conscientização são fundamentais. O aspecto mais emblemático das imagens é que as pessoas não ficam mais esperando pelos "bombeiros". Hoje elas estão capacitadas, razoavelmente equipadas e sabem como proceder.

Este fato - a mobilização da sociedade civil no combate ao fogo -, vai ter, com certeza, repercussão no futuro: aos poucos as pessoas vão entender que queimar poder ser a forma mais barata (e tradicional) de preparar a terra para o plantio. Mas os riscos que são assumidos são tão altos que talvez a idéia do fogo como instrumento de trabalho nas áreas rurais deixe, paulatinamente, de ser a primeira e única opção.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Onde está o Ibama que não vê isso? Só se dará conta quando a última árvore for tombada e a Amazônia virar cerrado??

07/09/2006, 22:19  

Postar um comentário

<< Home