Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

04 setembro 2006

VANESSA SEQUEIRA

Com pesar informamos o brutal assassinato da estudante Vanessa Sequeira ontém na área rural de Sena Madureira. A estudante, de nacionalidade portuguesa, estava colhendo dados para a sua tese de Doutorado. Vanessa fazia parte de um programa de Doutorado desenvolvido conjuntamente pelo Centro Tropical de Investigação e Ensino Agronomico (Costa Rica) e a Universidade de Wales Bangor (Reino Unido). Nossas condolências para a sua família.

.............................................................
Notícias da Hora, 04.09.2006

PESQUISADORA PORTUGUESA É ESPANCADA ATÉ A MORTE NO RAMAL TOCO PRETO. CORPO FOI ENCONTRADO NU DENTRO DE UM IGARAPÉ E COM MARCAS DE TORTURA

Da Redação

RIO BRANCO, AC – Na véspera do Dia da Amazônia a pesquisadora portuguesa Vanessa Sequeira, 36, que estava no Acre fazendo tese de doutorado na área de Ciências Sociais, pela Universidade de Costa Rica (UNA), foi massacrada até a morte no domingo na zona rural de Sena Madureira. O assassinato da estrangeira ocorreu na comunidade Toco Preto, onde na semana passada ela havia montado acampamento e iniciado as pesquisas de campo.

Apesar da polícia tentar esconder o caso e fornecer informações desencontradas, sabe-se que Vanessa Cerqueira realizava sua tese na área Ciências Sociais na localidade mencionada e tinha como ajudante nos trabalhos de pesquisas Elizandra Moura de Lima, acadêmica da Universidade Federal do Acre (Ufac). A assistente da vítima procurou a polícia de Sena Madureira na noite de domingo, para registrar o sumiço da pesquisadora.

Na queixa registrada na delegacia do município, Elizandra disse que junto com moradores da comunidade saiu procurando por Vanessa, no momento em que percebeu que ela não retornou no horário previsto. Que depois de fazerem buscas pelas proximidades encontraram o cavalo que a pesquisadora usava como condução e um pouco mais adiante um pé de tênis, o boné da vítima, que estava sujo de lama, além de um pedaço de tábua com marcas de sangue.

Disse também que no local havia mato amassado, com evidências que algo tinha sido arrastado pela vegetação da floresta secundária (uma capoeira). As buscas foram encerradas por falta de condições de visibilidade ao cair da noite. Na manhã desta segunda-feira policiais voltaram ao local e a cerca de 300 metros do Ramal Toco Preto, o corpo da estudante foi encontrado dentro de um igarapé, nu, com evidências de estupro e estrangulamento por golpes de pau.

A polícia determinou o isolamento da área até a chegada dos peritos da Polícia Técnica. O delegado de Sena Madureira, João Augusto Fernandes, mandou prender o ex-presidiário Raimundo Nonato Rocha de Lima, conhecido como de "Di Manaus", na condição de suspeito pelo assassinato da estudante estrangeira. “Di Manaus”, segundo o delegado que está à frente das investigações, teria sido visto por testemunhas no local do crime.

As evidências

De acordo com a investigação, Raimundo Nonato é sentenciado por homicídio, mas estava em liberdade condicional. Quando da prisão o suspeito trajava uma calça jeans na qual teria vestígios de sangue. Uma bicicleta supostamente usada pelo acusado foi apreendida pela polícia e juntada aos autos de investigação.

Além de outras evidências descritas na matéria, os investigadores estão varrendo a região na tentativa de encontrar um aparelho JPS que era usado pela pesquisadora.

Conforme foi possível apurar, o último contato de trabalho feito por Vanessa ocorreu por volta das 13h30 de domingo na casa do colono Antônio José Barbosa, onde a vítima almoçou com a família do produtor rural.

A morte da pesquisadora portuguesa causou grande repercussão entre a população de Sena Madureira. O diretor da Polícia Civil, José Barbosa, seguiu na manhã desta segunda-feira, 4, para o município acompanhando o secretário de Justiça Antônio Monteiro, que fez questão de checar in-loco o trabalho dos investigadores.

Monteiro garantiu que todas as providências cabíveis ao Estado serão adotadas e lamentou pela morte da pesquisadora que escolheu o Acre para sua tese de doutorado. A família da norte-americana Vanessa Cerqueira mora em Lisboa (Portugal) e, segundo as autoridades brasileiras, receberá toda orientação necessária pelas vias da diplomacia do Brasil.

Nota do Blog:

Vanessa Sequeira estava fazendo doutorado em um programa conjunto entre o Centro Tropical de Investigação e Ensino Agronomico (Costa Rica) e a Universidade de Wales Bangor (Reino Unido). Ela tinha mais de 10 anos de experiência profissional no âmbito de conservação e desenvolvimento de recursos naturais, principalmente trabalhando com organizações não-governamentais. Vanessa dedicava-se especialmente ao manejo e fomento dos produtos não-madeireiros e a certificação florestal. Ela trabalhou quatro anos em Madre de Deus, Peru, dando apoio aos sistemas de produção extrativista daquela região. Atualmente Vanessa estava residindo em Rio Branco-Acre, onde estava investigando a relação entre processos de desmatamento e o bem estar social em projetos de assentamento no município de Sena Madureira. Sua pesquisa abordava a comparação de sistemas de produção extrativistas com sistemas agropecuários, a partir do enfoque de “livelihoods” (meios de vida) para entender a realidade socio-economica dos projetos de assentamento da região. Seu projeto de pesquisa também fazia parte da rede de pesquisa em pobreza e meio ambiente coordenado pelo CIFOR. Outra fonte para conhecer sua pesquisa é o Programa Rufford de Pequenas Bolsas. As instituições parceiras na pesquisa incluem SETEM/PZ – UFAC, SEF, SEATER e INCRA. (Rede de Reservas Extrativistas).

Foto: Vanessa entrevistando pequeno produtor durante o seu trabalho de campo. Originalmente publicada no Blog do Altino Machado