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Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 setembro 2006

WATERGATE TUPINIQUIM

UM SONHO DAS ELITES BRASILEIRAS

A atual campanha de marketing desencadeada pela Globo e outros grandes meios de comunicação para levar Alckimin para o segundo turno tem mostrado sistematicamente os mesmos personagens que, com a ajuda dos mesmos meios de comunicação, tentaram derrubar o presidente há alguns meses atrás. Foram semanas com chamadas diárias nos principais telejornais, depoimentos anônimos, capas de revistas, primeiras páginas de jornais. Um verdadeiro massacre. Pelo script o presidente deveria ter sido destituído. Mas o resutlado foi outro: Lula subiu nas pesquisas e se consolidou como o provável vencedor da eleição no primeiro turno. Como dá para entender que depois de tanto esforço o povo faz uma coisa dessa? Deve ser burro e corrupto esse povo! Essa deve ter sido a conclusão dos que executaram aquela campanha para apear o atual presidente do poder. Ainda bem que o povo brasileiro não é burro nem corrupto, é, digamos, enigmático, difícil de ser compreendido por aqueles que detém o 4° poder no Brasil: a classe dominante que representa menos de 1% da população.

Será que eles tiraram alguma lição do episódio? Parece que não. Este novo episódio, trombeteado como "grande armação" do Lula e seus assessores é no mínimo estranhíssimo. Será que um candidato cotado para vencer disparado a eleição ainda no primeiro turno iria mesmo fazer toda essa lambança para trazer para si, em plena reta final da eleição, tanta propaganda negativa? Eu acho que não.

Episódio do dossiê: passaporte de Alckmin para o 2° turno
Difícil vai ser a Globo e demais órgãos da imprensa conseguir convencer o povão, que realmente elege o presidente do Brasil, que esse episódio é a "virada" que Alckimin precisa para ir ao segundo turno. Aliás, nem o candiato deles está ciente disso. Quem viu a entrevista que ele deu na segunda (18/09) no Bom Dia Brasil da TV Globo teve a impressão que a "crise" do dossiê não exisita. Ele dedicou menos de 1 minuto ao assunto! Foi nítido o contraste entre as matérias editatas sobre o caso apresentadas antes da entrevistas e a entrevista em sí. Nas matérias editadas o presidente e assessores foram caracterizados como réus - mesmo sem provas contundentes. Na entrevista ao vivo com o candidato deles, esqueceram de orientar os entrevistadores para "continuar" o mesmo clima pesado de crime e corrupção deixado no ar pelas matérias editadas. Os entrevistadores, com a liberdade de atuação ao vivo, parece que fugiram ao esquema da emissora. E o candidato Alckimin também. Seria um sinal de que tem algo estranho no ar?

Justiça e pesquisa presidencial: ducha de água fria
É claro que a campanha de marketing ainda deve continuar por mais alguns dias mas um fato ocorrido esta noite desinflou um pouco o "clima" de crime consumado que tem sido passado sistematicamente para a audiência e leitores dos meios de comunicação que estão à frente do esquema: como explicar para o povão que os acusados foram soltos pela justiça federal? E agora? Não soa estranho soltar assim, de repente, um bando de "criminosos" sem justificativa?

Para piorar as coisas, uma pesquisa publicada hoje indica Lula eleito no primeiro turno. Talvez divulgaram porque já estava programada. Mas é um tiro no pé no esquema que está em andamento. Ainda resta uma ou outra pesquisa de intenção de voto. Nestas vai dar para fazer uma manipulação discreta para mostrar um esperado crescimento de Alckimin. Basta pesquisar apenas entre aquela parcela da população onde o referido candidato tem se saído melhor. Talvez isso ajude a mudar o voto daquela parcela maior, o povão, que acredita no atual presidente.

Surpresa: ação do TSE
Outra coisa que ainda vai dar manchete é o esforço incomum do TSE em solicitar para sí a investigação do episódio. O TSE é dirigido por um juiz que declarou ser expressamente contra a reeleição e que está insatisfeito com a situação política atual do país. Tenho a impressão que o TSE vai terminar como o Collor: só. É que a mídia é cruel. Depois da eleição o assunto provavelmente vai sair de pauta e quando isso acontece é difícil traze-lo de volta. Mesmo para um presidente de TSE.

Resultados concretos: desvio de foco e condenação do PT na mídia
De concreto a atual campanha de marketing atingiu pelo menos dois importantes objetivos: tirar de foco o fato principal relacionado com o dossiê - Serra se confraternizando como os deputados e os mentores do esquema das amabulâncias -, e caracterizar os personagens do "outro lado" (PT) como os verdadeiros criminosos. Resta agora ver que efeitos tudo isso vai ter nos votos que vão decidir a eleição daqui a duas semanas.

Para as elites e a imprensa, Alckimin já deveria estar sentado lá. Aliás, para resolver logo isso, as elites, pelo menos neste espisódio específico, gostariam que o Brasil fosse os Estados Unidos. Já imaginou: divulgar que um assessor do Lula está envolvido no tal esquema de compra do dossiê e o presidente imediatamente renunciar ao mandato? O escândalo Watergate foi mais ou menos assim. Só que a imprensa lá não é comprometida como a daqui. Ainda bem que estamos no Brasil. Já pensou ter que ver o presidente renunciar e junto com ele talvez 90% dos políticos com mandato no país. É, porque se suspeita fosse motivo para isso, poquíssimos políticos iriam escapar ao caminho da renúncia.