Um documentário sobre a vida e os trabalhos desenvolvidos pela pesquisadora Ilse Walker será apresentado amanhã (01/11), no Inpa.
William Gama e Grace Soares, Assecom/INPA, 30/10/2006
Como parte das comemorações dos 20 anos da Associação dos Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (ASPI/INPA), será lançado nesta quarta-feira (01/11) o terceiro número da Série “Memória da Ciência na Amazônia” (vídeo-documentário) cujo desafio é apresentar, em resumo, as contribuições oriundas dos mais de 30 anos de serviços prestados pela Dra. Ilse Walker, da Coordenação de Ecologia do Instituto. O lançamento acontecerá às 16h00, no hall do restaurante do Inpa.
A Dra. Ilse Walker, 76, trabalha no Inpa desde os anos 70. Deixou a Suiça, seu país natal, em 1963, já doutora, para trabalhar na vida acadêmica durante 13 anos em países como os EUA, Tasmânia (África) e Inglaterra. Sua posição como professora no Imperial College of London, foi garantida por quatro anos enquanto dedicava-se às pesquisas no Brasil.
A partir de 1976, como pesquisadora do Inpa, investigou a estrutura populacional e trófica da fauna aquática em rios da Bacia do Rio Negro. No decorrer dos anos 70, as pesquisas práticas foram acompanhadas por estudos teóricos. Hoje, ela é uma referência em estudos nessa área.
É autora de 54 trabalhos experimentais e 27 estudos teóricos. Muitos dos quais são fruto do seu exercício diário como professora da disciplina “Biologia Teórica e Evolução” ministrada no Curso de Pós-Graduação em Ecologia do Inpa, que completou seu 30º aniversário esse ano. Segundo ela, a adaptação no Brasil foi tranqüila, pois foi bem acolhida pelos brasileiros. O ambiente acadêmico também favoreceu sua escolha em fixar-se definitivamente no País.
Em 2002, foi condecorada pelo Presidente da República do Brasil com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Ano passado, lançou o livro The Evolution of Biological Organization as a Function of Information (“A evolução da organização biológica em função da informação”), pela editora do Inpa.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home