Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

14 dezembro 2006

A HORA DA ONÇA...SERRAR OS DENTES!!

Há cerca de um ano o Ribamar (ao lado com a onça...), popularmente conhecido como Kó, nosso colega de trabalha no PZ-INPA, resgatou em uma área florestal em chamas, um filhote de onça. Passado alguns meses o animal, do sexo feminino, cresceu rapidamente. Segundo o Kó, sempre alimentado com carne e outros produtos alimentícios de primeira linha. Agora está dando trabalho e despesas para o Kó. A feira da onça está quase tão cara quanto a da família dele. Além disso, está ficando perigoso mantê-la em casa. Há alguns meses ele contactou o IBAMA para providenciar a entrega do animal mas esta providência está se arrastando. Os dias passam. Uma canela no almoço, um frango inteiro no jantar...e o natal do Kó vai parar na barriga da onça.

Como o animal é perigoso, em seu último contato com o pessoal do IBAMA, Kó sugeriu serrar os dentes da onça. Assim, pensava ele, ninguem na casa dele poderia vir a servir de almoço ou janta para a fera.

Obviamente que esta idéia foi muito mal recebida pelo pessoal do IBAMA. Com toda a razão. Mas a forma como lhe foi passado a opinião negativa foi muito veemente. A Fátima Almeida, outra colega aqui do PZ, assim descreveu (Na RedeAcre, um forum de discussão sobre meio ambiente no Acre) a situação, que resultou em uma série de troca de mensagens sobre o assunto (vários autores, nomes omitidos). Leiam abaixo o que o Kó tem lido sobre a onça dele no fórum de discussão:

"É dramática a situação do funcionário do Parque Zoobotãnico da Universidade, Ribamar Bandeira que está mantendo uma onça há mais de um ano sem que consiga uma solução para o problema junto ao IBAMA. O animal foi resgatado por ela de uma queimada. Nesta manhã, enquanto falava com uma funcionária do IBAMA ouviu da mesma o seguinte: por que você não deixou essa onça morrer? Registramos o fato na Rede na esperança de que alguem ajude a resolver o problema." (Fátima Almeida, PZ.)

"Não sei se as sugestões vão ajudar efetivamente, mas talvez ajudem. Uma possibilidade é contactar com Zoológicos de outros Estados (a SEMEIA - Parque Chico Mendes, Bióloga Joseline - ou até mesmo o IBAMA devem ter os contatos). Muitos têm interesse em receber esses animais. Outra possibilidade seria contatar o 4º BIS, para tentar através dele, encaminhar o animal para o CIGS, no Amazonas. Torço para que seja achada a solução para o problema e que o animal fique bem."

"Com já de conhecimento públilco, é recomendável que o IMAC e SEMEIA tomem alguma iniciativa visando colocar a onça no cativeiro conforme orienta a legislação."

"A funcionária do IBAMA, que perguntou porque o Ribamar pegou a onça da queimada, fui eu e realmente me arrependi do que falei - não devia ter falado nem pensado um negócio desses, mas de fato fiquei muito irritada, porque estava explicando para ele que já esta tudo acertado para a destinação do animal para um zoológico em São Paulo, o animal só não foi ainda porque, como todos nós sabemos, existem problemas na ponte aérea e a compania aérea, só prestara o serviço quando a ponte aérea estiver regularizada alega que não carrega carga viva enquanto os vôos estiverem atrasando como estão. O salvador da onça nos ligou para pedir ajuda para serrar os dentes do animal - foi por isso que fiquei irritada... Por favor me desculpem se puderem não acho que devemos deixar os animais queimarem, e fico perturabada com a idéia de serrar seus dentes. Estamos providenciando para colocar o animal no Parque Chico Mendes em condições adequadas para não oferecer risco ao Ribamar. Me desculpem - eu sou humana - afinal."

"O ideal seria que o Parque Chico Mendes recebesse o animal até que se resolvesse a questão da destinação a um zoológico. Ocorre que, até onde eu sei, lá não há recinto adequado, com as dimensões exigidas pela lei, mas tão somente os recintos para abrigar os felinos que já estão lá. De qualquer modo, o Parque Chico Mendes dispõe de uma Quarentena, onde talvez seja possível fazer uma adaptação, em condições melhores do que no Parque Zoobotânico.
Esse é um problema antigo e merece uma solução urgente, pois não raro são resgatados animais silvestres de grande porte. Quanto a serrar os dentes do animal, sem comentários!! !!"

"Esta de serrar os dentes para mim é nova. Se está na lei devo admitir que não fiz o dever de casa."

"Que eu saiba há previsão legal sim, mas não no sentido de permitir: trata-se, no meu entender de maus tratos ao animal, portanto, CRIME AMBIENTAL."

"Como você mesma disse, acredito que no parque não existe um local na quarentena adequado para essa onça, a não ser que ela seja colocada em uma jaula de ferro e aí precisa ser uma jaula com um bom espaço. Nos recintos do Zoo, também acredito que não dá, pois os espaços que existem já estão alojando as onças do próprio parque. Qual a idade dessa criança? No CIGS ouvi dizer que eles já tem muitas onças, mas não custa nada tentar... Outra alternativa seriam os criadouros conservacionistas, e aí concordo com você, vale a pena fazer contato com algumas pessoas. Quanto a questão de serrar os dentes, é uma medida que eles tentam utilizar para acabar com a defesa do animal, será que pensam que vai ficar "manso", quem acredita nisso?? Bom, fico cada vez mais triste em saber que esses animais estão no local diferente do seu habitat natural, se pensarmos na função ecológica que os grandes felinos tem nos ecossistemas. ..Enfim, pelo bem da onça, se eu puder ajudar em alguma coisa, me coloco à disposição até mesmo para tentar fazer contato com algumas pessoas que possuem criadouros ou mesmo por ter trabalhado tanto tempo em zoológico, posso tentar manter contato com alguém..."

"A onça não está no Parque (PZ/UFAC) e sim na casa do funcionário Ribamar Bandeira, apelido có, há mais de ano. Ele tem tido uma despesa grande com a onça, que segundo ele é mansa. Mas alertou que ela está ficando com os dentes afiados e ele não pode mais manter o animal. A minha sugestão é contatar o exército, com helicóptero e jaula enviar o animal para uma região de floresta bem distante como a Serra do Divisor.Outra idéia é devolve-la para alguma reserva extrativista. Mas quem pagará a conta?"

"Pelo pouco que sei, posso lhe dizer que um animal que foi criado em cativeiro não pode ser reintroduzido. Parece que existem experiências nesse sentido, mas todos exigem um acompanhamento. A solução é encaminhá-lo a um criadouro. Os zoológicos não aceitam mais felinos. Eles já têm bastantes. É muito raro conseguir tal façanha. O Ibama, através do núcleo de fauna tem como fazer estes contatos. Agora, encaminhar o animal é que é mais burocrático. E como Rosana falou, as empresas não estão transportando animais. Se houver condições, poderia fazer um melhoramento em algum espaço da quarentena do Parque e ficar com ela até que seja encaminhada ao criadouro."

"Só um detalhe: a informação é a de que o animal é manso e já está vivendo na casa do Sr. Ribamar há mais de um ano. Logo, não vejo como enviar esse animal para região de floresta repentinamente. Isso significa condená-lo à morte."

...Enquanto isso, a onça continua a comer o natal do Kó. Alguem se habilita a ajudar na alimentação do animal?

Nota do blog: falei com o Kó e ele disse que aceita doações de alimentos para a onça (carnes em geral). Em troca os doadores poderão ver e tocar o animal. O animal é bem cuidado, to ma banho com frequência...ainda cheira de bebê. Liguem para ele: 9973-1259.