AS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS ASHANINKA DO RIO AMÔNEA
José Pimenta, Professor do Departamento de Antropologia da UNB, especializado em Etnologia Indígena, Relações Interétnicas e Indigenismo, publicou recentemente o artigo RECIPROCIDADE, MERCADO E DESIGUALDADE SOCIAL ENTRE OS ASHANINKA DO RIO AMÔNIA, onde demonstra os efeitos danosos causados à organização social tradicional daquela comunidade decorrentes de uma série de fatores relacionados com a luta pela terra da reserva que hoje ocupam.
Segundo Pimenta, a crescente intervenção de diferentes setores do indigenismo, principalmente a FUNAI, levou a sociedade indígena a reestruturar sua organização social, mudando seu padrão de assentamento e seus modos de representação política, entrando numa economia de mercado. A nova vida em "comunidade" na Reserva trouxe profundas mudanças no modo de vida dos índios, e também revela a dinâmica e a criatividade da própria sociedade ashaninka que incorporou esses novos modelos, reinterpretando sua estrutura social tradicional.
Clique aqui para ler o artigo de Pimenta na íntegra.
Crédito da imagem: site http://www.ac.gov.br/1eci/1odia/Untitled-5.jpg
José Pimenta, Professor do Departamento de Antropologia da UNB, especializado em Etnologia Indígena, Relações Interétnicas e Indigenismo, publicou recentemente o artigo RECIPROCIDADE, MERCADO E DESIGUALDADE SOCIAL ENTRE OS ASHANINKA DO RIO AMÔNIA, onde demonstra os efeitos danosos causados à organização social tradicional daquela comunidade decorrentes de uma série de fatores relacionados com a luta pela terra da reserva que hoje ocupam.
Segundo Pimenta, a crescente intervenção de diferentes setores do indigenismo, principalmente a FUNAI, levou a sociedade indígena a reestruturar sua organização social, mudando seu padrão de assentamento e seus modos de representação política, entrando numa economia de mercado. A nova vida em "comunidade" na Reserva trouxe profundas mudanças no modo de vida dos índios, e também revela a dinâmica e a criatividade da própria sociedade ashaninka que incorporou esses novos modelos, reinterpretando sua estrutura social tradicional.
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Crédito da imagem: site http://www.ac.gov.br/1eci/1odia/Untitled-5.jpg
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