Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 fevereiro 2007

ÍNDIO NÃO É SANTO...

"Cientista fica querendo arrumar mídia para ter patrocínio para tocar o seu lado. Fica botando na cabeça essa coisa de aquecimento global, que vai esquentar o tempo, vai esfriar o tempo. Verão é verão, inverno é inverno. Os caras ficam preocupados com o que vai acontecer daqui a 50, 100 anos? Temos de importar com o nosso dia de hoje."

Assim racioncina João Wilson, 33 anos, há 8 trabalhando com madeira, desdenhando das críticas que costuma receber, sobretudo de quem está longe. Este pseudo-madeireiro retira ilegalmente madeira da terra dos índios Guajajaras, no Maranhão. Os índios são coniventes com o crime.

O texto acima foi retirado da reportagem "Por dinheiro, índios viram cúmplices de madeireiros", de Dida Sampaio e Eduardo Nunomura, publicada no Estadao.com.br no dia 25/02/2007. A reportagem é interessante porque aborda um problema que se arrasta desde 1975, quando o jornal O Estado de São Paulo publicou reportagem sobre a destruição da floresta para a extração de madeira nas cercanias da terra indígena Araribóia, dos índios guajajaras, no interior do Maranhão. Até hoje a destruição continua.

Não me surpreenderei se em mais alguns anos estes índios Guajajara começarem a morrer de fome, como tem acontecido com os índios da Reserva Indígena de Dourados, no Mato Grosso.