Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

05 junho 2007

BURITI PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

RELATÓRIO MAPEOU OCORRÊNCIA DA ESPÉCIE NA REGIÃO DE RIO BRANCO



Relatório parcial do projeto "Uso do Buriti (Mauritia flexuosa L.f. Arecaceae) para a produção de biodiesel”, coordenado pelo Pesquisador Evandro Ferreira e realizado conjuntamente pelo Parque Zoobotânico da UFAC e INPA-ACRE, indica que existem, em Rio Branco e adjacência, uma área de 102,5 hectares (dividida em 16 buritizais), passíveis de exploração para a produção de biodiesel. Os buritizais mapeados durante o projeto foram selecionados em função de seu tamanho e da facilidade de acesso às plantas (clique aqui para ler o relatório na íntegra).

A pesquisa encontrou que a maioria dos buritizais da região é do tipo oligárquico. A densidade geral para todas as áreas levantadas variou entre 245 e 448 plantas por hectare e a relação entre plantas masculinas e femininas variou de 1:2,4 a 1:4. Estes números sugerem que a quantidade de plantas femininas, produtoras de frutos, por hectares poderá variar entre 102 (na menor densidade encontrada), a 112 (nas áreas mais densas). A estimativa de produção de frutos por hectare é de 800-1.200 kg, considerando a expectativa de se encontrar entre 102-112 plantas femininas por hectare.

Os pesquisadores esclarecem que estes números são preliminares e precisam ser aperfeiçoados tendo em vista que os dados relativos a densidade e proporção entre plantas masculinas e femininas nos buritizais mistos ainda não são confiáveis.

Maior buritizal fica nas cercanias da Vila Belo Jardim

O maior buritizal encontrado fica nas cercanias da sede da vila Belo Jardim, em área de preservação permanente, propriedade da família Fecury. Este buritizal possui pelo menos 60 hectares de área contínua. "Vai ser necessário realizar um estudo detalhado deste buritizal pois o seu tamanho e potencial indicam que deverá ser de lá que a maior produção de frutos poderá ser obtida para o abastecimento das usinas processadoras de óleo instaladas em Rio Branco", informa o Coordenador da pesquisa.

O biodiesel de buriti é produzido a partir da transesterificação ou craqueamento do óleo desta planta. A pesquisa é realizada com apoio da Eletronorte e da Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC). Esta última inaugurou neste mês de maio uma unidade de produção de biodiesel equipada com transesterificador e craqueador.