Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 junho 2007

GADO VERSUS BORRACHA

AS MUDANÇAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENTRE OS EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA

No Acre os extrativistas estão se transformando em pequenos agricultores e criadores de gado


Estudo realizado no Acre pelos pesquisadores David S. Salisbury e Marianne Schmink, da Universidade de Richmond e Universidade da Flórida, indica que está em andamento uma importante mudança na estratégia de sobrevivência dos extrativistas acreanos. Segundo a pesquisa, os seringueiros tradicionais, que viviam da extração de produtos florestais não madeireiros, estão mudando rapidamente sua forma de vida e adotando um sistema de produção misto baseado na agricultura e pequena criação de gado.

Esta mudança no uso da terra, que tem resultado na expansão da área de agricultura e pastagem e diminuição do extrativismo florestal representa um desafio para os numerosos projetos regionais de conservação e desenvolvimento em andamento nas áreas de assentamentos e de reservas extrativistas do Estado. Muitos destes projetos estão focados no desenvolvimento de sistemas de produção baseados na exploração de produtos florestais como alternativa para diminuir o desmatamento na região.

A sustentabilidade desses projetos, entretanto, requer que os pesquisadores e os governantes levem em consideração o status experimental dos mesmos, a heterogeneidade e dinâmica da estratégia de sobrevivência dos extrativistas e a importância e necessidade da prática, em pequena escala, da criação de gado como fonte segura de geração de renda entre os numerosos extrativistas e pequenos produtores que um dia já foram assim classificados.

Um resumo do trabalho, que vai ser publicado integralmente na revista Geoforum, foi disponibilizado online no dia 04/06. Para realizar a pesquisa, foi usada uma combinação de métodos de investigação participativos e sistema de informação geográfica (SIG). Os dados foram coletados em áreas extrativistas da região leste do Acre.

Clique aqui para ler o resumo (em inglês)

Título: Cows versus rubber: Changing livelihoods among Amazonian extractivists
Autores: David S. Salisbury, Geography and Environmental Studies Program, University of Richmond, Richmond, VA 23173, United States. Marianne Schmink, Tropical Conservation and Development Program, Center for Latin American Studies, University of Florida, 319 Grinter Hall, P.O. Box 115530, Gainesville, FL 32611-5530, United States.
Revista: Geoforum, Article in Press

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Evandro,

Uma semana atrás conversei com duas pessoas do ministério da integração sobre a cultura do boi no Acre. Elas não acreditaram quando disse que para o "povo da floresta" muitas vezes é mais importante o boi do que a árvore. Quem conhece as comunidades sabe.

O blog tá cada vez melhor, parabéns!

Marky

06/06/2007, 22:24  

Postar um comentário

<< Home