Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 julho 2007

ACRE: FRIAGEM VISTA DO ESPAÇO

A evolução da friagem sobre a Bolívia, antes de chegar ao Acre. Pelas imagens de satélite dá para se ter uma idéia sobre a duração da friagem

As imagens abaixo são provenientes do satélite MODIS, do set de imagens "FAS_Bolivia Subsets". Observando diariamente (depois do meio dia) este set de imagens, é possível ver como a friagem evolui sobre o território do país vizinho antes de chegar ao Acre. é possível ainda ter uma idéia da duração da friagem antes mesmo dela chegar ao Acre.


Bolívia, Quarta-feira, 25 de julho: a grande massa de ar frio se aproxima do Acre, que fica localizado no canto superior esquerdo da imagem.


















Bolívia, Quinta-feira, 26 de julho: observe que a maior parte da massa de ar frio já passou da parte central do país e está concentrada sobre o Acre, no canto superior esquerdo da imagem.

















Bolívia, Sexta-feira, 27 de julho: observe que a massa de ar frio praticamente deixou o território boliviano, persistindo apenas no Acre, no canto superior esquerdo da imagem. Dá para observar que em algumas horas a friagem se dissipará. Os ventos do sul estão trazendo apenas massas pequenas de nuvens isoladas que logo chegarão ao Acre. Não irão durar muito sobre nosso território













Bolívia, Sábado, 28 de julho: observe que a massa de ar frio deixou o território boliviano. Mais grupos de massas de nuvens isoladas sendo empurradas para o Acre. Entretanto, dá para observar que no Domingo o tempo no Estado vai ter, como se costuma dizer, "céu de brigadeiro".