Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 agosto 2007

DÁDIVA DA NATUREZA

Veneno de inseto vira analgésico

Veneno de marimbondo é duas a três vezes mais eficaz do que a morfina no controle da dor

Por Thiago Romero, Agência FAPESP, 16/08/2007


Pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto identificaram no veneno de uma vespa, popularmente conhecida como marimbondo-estrela (Polybia occidentalis), uma substância que, em testes laboratoriais, mostrou-se de duas a três vezes mais eficaz do que a morfina no controle da dor.


A responsável pelo efeito é uma cinina, substância derivada da Treonina-6 Bradicinina (T6Bk), peptídeo amplamente conhecido na literatura científica. A cinina foi identificada durante a prospecção de drogas extraídas do veneno de diferentes espécies de aranhas e vespas que possuem substâncias neuroprotetoras e anticonvulsivantes, isto é, capazes de inibir crises convulsivas.


O coordenador do estudo, Wagner Ferreira dos Santos, afirmou que o próximo passo será a exploração da substância (cinina) de maneira sintética, visando ao estudo de novos sistemas de controle da dor no cérebro e a possível criação de medicamento analgésico em parceria com empresas privadas.

O estudo foi publicado em maio em artigo no British Journal of Pharmacology, com elogios no editorial da revista inglesa. A íntegra do artigo [Inhibition of acute nociceptive responses in rats after i.c.v. injection of Thr6-bradykinin, isolated from the venom of the social wasp, Polybia occidentalis], pode ser lido por assinantes da BJP em www.nature.com