JIPE GURGEL VOLTARÁ A SER FABRICADO
Velho conhecido dos acreanos ressurge com motor 1.4 refrigerado a água
Quem viveu no Acre nos anos 80 lembra que naquela época quem não podia comprar uma autêntica caminhonete 4x4 (as opções eram a F-75 e a Toyota Bandeirantes) terminava tendo que adquirir um jipinho da Gurgel.
Barulhento, desconfortável, quente, trepidante, sem tração 4x4...mesmo assim ele vendeu muito por aqui. A Emater, por exemplo, tinha uma frota considerável destes jipes. Quem é extensionista e trabalhou naquela época nos polos agrícolas e Nari's, com certeza teve a oportunidade de dirigir o carro.
Ele deixou saudades e, demonstrando uma durabilidade incrível, ainda hoje existem muitos deles rodando por ai.
Pois bem. Esta semana li com surpresa no Jornal do Carro que o Gurgel vai voltar a ser fabricado. Um empresário do interior de São Paulo, após adquirir por R$ 850 a marca que estava sem registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, vai trazer de volta às ruas o jipinho nacional. Para atender a nova legislação relacionada com a poluição, o jipe, batizado de X12 TR Tocantins, receberá motor 1.4 da Volkswagen refrigerado a água (o mesmo que é usado na Kombi), com 84 cv de potência . O anterior era o VW 1.6 a ar rendia 60 cv.
A produção está prevista para ter início no primeiro semestre de 2008, em uma fábrica de 12 mil metros quadrados que está em construção na cidade de Três Lagoas - M.S. O novo Tocantins deverá custar menos de R$ 40 mil reais e segundo o atual proprietário da marca, as primeiras 300 unidades já têm dono.
No Acre é quase certo que muitas unidades do "novo" jipe serão vendidas. É que embora já tenham se passado mais de 15 anos do final da produção do mesmo, as estradas vicinais do Estado continuam na mesma: intrafegáveis no inverno para veículos comuns.
Além disso, se você quiser comprar um verículo 4x4 o problema não é a falta de opção, mas o preço exagerado. Nenhum deles sai por menos de R$ 70 mil. Se o Gurgel for oferecido por menos de R$ 40 mil, com certeza vai vender bastante. Afinal quem é maluco de colocar um Ecosporte de mais de R$ 50 mil na lama?
Quem viveu no Acre nos anos 80 lembra que naquela época quem não podia comprar uma autêntica caminhonete 4x4 (as opções eram a F-75 e a Toyota Bandeirantes) terminava tendo que adquirir um jipinho da Gurgel.
Barulhento, desconfortável, quente, trepidante, sem tração 4x4...mesmo assim ele vendeu muito por aqui. A Emater, por exemplo, tinha uma frota considerável destes jipes. Quem é extensionista e trabalhou naquela época nos polos agrícolas e Nari's, com certeza teve a oportunidade de dirigir o carro.
Ele deixou saudades e, demonstrando uma durabilidade incrível, ainda hoje existem muitos deles rodando por ai.
Pois bem. Esta semana li com surpresa no Jornal do Carro que o Gurgel vai voltar a ser fabricado. Um empresário do interior de São Paulo, após adquirir por R$ 850 a marca que estava sem registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, vai trazer de volta às ruas o jipinho nacional. Para atender a nova legislação relacionada com a poluição, o jipe, batizado de X12 TR Tocantins, receberá motor 1.4 da Volkswagen refrigerado a água (o mesmo que é usado na Kombi), com 84 cv de potência . O anterior era o VW 1.6 a ar rendia 60 cv.
A produção está prevista para ter início no primeiro semestre de 2008, em uma fábrica de 12 mil metros quadrados que está em construção na cidade de Três Lagoas - M.S. O novo Tocantins deverá custar menos de R$ 40 mil reais e segundo o atual proprietário da marca, as primeiras 300 unidades já têm dono.
No Acre é quase certo que muitas unidades do "novo" jipe serão vendidas. É que embora já tenham se passado mais de 15 anos do final da produção do mesmo, as estradas vicinais do Estado continuam na mesma: intrafegáveis no inverno para veículos comuns.
Além disso, se você quiser comprar um verículo 4x4 o problema não é a falta de opção, mas o preço exagerado. Nenhum deles sai por menos de R$ 70 mil. Se o Gurgel for oferecido por menos de R$ 40 mil, com certeza vai vender bastante. Afinal quem é maluco de colocar um Ecosporte de mais de R$ 50 mil na lama?
3 Comments:
Legal a iniciativa desse politico.
Possuo um buggy Falcão, muito similar ao conhecido Puma.
Meu buggy foi fabricado em 1971, fiz várioas modificações, entre elas, a troca do cambio por um mais veloz e a motorização para um motor vw 1.6 gasolina refrigerado a agua.
Abraços
Leonardo de qual carro é o parabrisa desse buggy e os faróis? um abç
Oi Leonardo, gostaria de saber de qual carro é esse parabrisa e qual o farol do falcão, um abç
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