Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 agosto 2007

FRIAGEM NO ACRE

SEGUNDA TARDE MAIS FRIA DO ANO EM RIO BRANCO

Ontem foi a segunda tarde mais fria do ano em nossa cidade. Às 17 horas a temperatura tinha baixado para 17°C na estação meteorológica do Aeroporto de Rio Branco


Kennedy, leitor do Blog, comentou ainda ontem sobre a expectativa de termos uma das temperaturas mais baixas do ano na madrugada de segunda para terça:

"...caramba, às 17hs (dados do aeroporto de Rio Branco) - Temperatura 17°C, Umidade Relativa do Ar 100%, Chuva, vento Sul a Sudoeste a 23 km/h... Eu tenho um histórico de temperatura no meu computador, e hoje foi a 2ª tarde mais fria do ano em Rio Branco, perdendo apenas pro dia 9 de maio quando fez 16°C durante à tarde, e no dia 24 de maio fez 18°C durante à tarde. E a temperatura acaba de cair mais, às 17hs era 17°C, agora 18hs apenas 16°C... será que vai bater o recorde de temperatura do ano de madrugada??? o recorde é de 12,7°C na madrugada do dia 30 de julho..."

Bom Kennedy, os dados do Agritempo ainda não disponibilizaram o balanço final das máximas e mínimas para o dia de ontem. Se você tiver novidades, me avisa.

Para hoje, o gráfico do INPE acima indica tempo nublado e pancadas de chuva. Tomara que estejam errados. Espero que chova tanto quanto ontem. Estou gostando muito do que aconteceu. Chuva, friagem e baixa temperatura...leva mais tempo para o solo secar novamente. Queimadas só daqui a uma semana.

Na imagem de satélite o leste do Estado estava encoberto pela massa de ar frio

Vejam também como o satelite MODIS mostra a situação ontem no Acre por volta do meio dia: tempo encoberto por nuvens de verdade (não é fumaça). E no canto inferior direito pode-se ver a massa de ar frio que estava chegando com força total. Vamos conferir hoje depois do meio dia a extensão desta frente fria para saber se vai durar o resto do dia.