Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 agosto 2007

QUEIMADAS EM RONDÔNIA

Estado está coberto por fumaça de queimadas

Vejam a diferença entre o que está acontecendo em Rondônia e no Acre. Lá a grande quantidade de queimadas tem produzido, nos últimos dias, uma constante cobertura de fumaça que prejudica a operação do Aeroporto de Porto Velho e tem levado centenas de pessoas aos hospitais. Lembra muito o cenário que vivemos em Rio Branco em 2005.

A imagem ao lado (clique para ampliar) foi tomada pelo satélite MODIS no domingo. Vejam que tudo que está no lado direito da linha laranja está coberto por fumaça de queimadas. É óbvio que parte da fumaça que atinge o Estado vizinho pode estar sendo trazida do Mato Grosso e da Bolívia pelo vento.

Enquanto isso no Acre..."céu de brigadeiro". É o mínimo que podemos concluir pois estamos chegando no final da temporada de queimadas, que deve ocorrer até o dia 15 de setembro próximo e nada de emergência, fechamento de aeroporto...Tem alguma coisa estranha acontecendo este ano no Acre.

É bom ser subdesenvolvido!

1 Comments:

Blogger Ferraz said...

Nada de fumaça, parece que o acreano aprendeu depois da catástrofe que aconteceu em 2005. Agora nao sei se foi o acreano que aprendeu mesmo, ou se é a fiscalização rigorosa do IMAC/IBAMA, sujeito a multa altíssima pra quem fazer queimada. Outra coisa foi certa, o vento colaborou em nao trazer fumaça de Rondônia pro Acre, pq Rondônia está ardendo em chamas e fumaça.
Outra coisa boa, observa na imagem de satelite que está chovendo no oeste do estado, portanto, quase todo todo estado com chuva, e a BR-364 deve ser interditada por alguns dias...

27/08/2007, 13:40  

Postar um comentário

<< Home