Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 agosto 2007

CLIMA NO ACRE NOS PRÓXIMOS DIAS

Seca no leste do Estado já passa dos 30 dias. A previsão para os próximos dias é de pouca chuva, uma queda de temperatura e mudança na direção do vento que poderá trazer fumaça para a região de Rio Branco


A região leste do Acre está sofrendo uma seca que já passa dos 30 dias. No gráfico de precipitação acumulada do INPE ao lado (clique para ampliar), dá para observar que toda a região localizada a leste do eixo Assis Brasil-Sena Madureira está afetada pelo fenômeno (cor branca no mapa). As chuvas que caíram na região nos últimos 30 dias foram apenas pancadas esparsas.

No restante do Estado tem chovido e a acumulação em lugares como o vale dos rios Tarauacá e Juruá é estimada entre 50 e 100 mm (cor esverdeada).

Dá para observar que todo o Mato Grosso e Rondônia estão ainda mais afetados pela falta de chuvas no período. Isto significa dizer que a temporada de queimadas nestes Estados vai ser memorável em 2007.

Observem que a seca atinge também a Bolívia. Olhando o mapa dá para entender porque o rio Madeira tem estado muito baixo nas últimas semanas. O mesmo vale para o rio Acre, cujas cabeceiras e todo o seu vale estão afetados, ainda que em menor grau, pela seca.

Pouca chuva e queda de temperatura para a região de Rio Branco

Nesta semana que começa a previsão para a nossa região é de chuva pouco significativa para hoje (27). Nos demais dias a seca continua (vejam gráfico ao lado - clique para ampliar). A boa notícia é que haverá a chegada de uma frente fria entre hoje e amanhã que fará a temperatura cair para cerca de 15°C na terça. Entre terça e quarta a temperatura não deverá passar dos 24ºC. Um alívio para quem teve que suportar 36°C ontem (domingo).

A umidade relativa do ar vai variar entre 40% e 100%.

Fumaça poderá cobrir os céus da cidade nos próximos 6 dias

Outro dado interessante da previsão do INPE é que haverá mudança na direção do vento, que deverá passar a se mover no sentido noroeste, com picos de até 10 km/h. Nos últimos cinco dias ele soprou no sentido sul-sudeste (veja gráfico ao lado - clique para ampliar). Esta mudança na direção do vento vai aumentar a possiblidade de acúmulo significativo de fumaça sobre a nossa cidade. Portanto, queimadas na região de Capixaba, Xapuri e Brasiléia poderão trazer problemas. É bom que o Imac e Ibama fiquem em alerta. O vento poderá trazer também fumaça de Rondônia e Mato Grosso.

Sobre a fumaça vinda destes lugares e da Bolívia, cabe um comentário. Muitos por aqui acham que a fumaça que chega a Rio Branco é consequência da destruição e do fogo causados pelos acreanos. Para muitos, fogo e fumaça é uma questão política e não cultural. Eles resultam da inércia do governo e de quem deveria cuidar do assunto. Para mim, essas pessoas deveriam completar seus comentários com frases do tipo: "votem em mim nas próximas eleições que eu resolvo o assunto!". É, porque para elas a lei da física não se aplica ao caso acreano e a fumaça da Bolívia, Rondônia e Mato Grosso não deve ter passaporte ou é barrada na divisa do Acre pelos policiais a serviço do governo.

Por muito tempo eu também acreditei que o homem nunca foi a lua. Tudo tinha sido uma armação da NASA e dos estúdios de Hollywood...