Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 outubro 2007

CUIDADOS AO USAR O CARTÃO DE DÉBITO

Quadrilha aplica golpe do Cartão de Débito em Rio Branco

Sexta-feira, 05 de outubro de 2007

AC24Horas.com

Há muito não uso cheque e quase não levo dinheiro vivo, só pago com Cartão de Débito. De tanto usar a gente perde um pouco do cuidado e é aí que mora o perigo! No meu caso, me dei conta na hora, mas foi por sorte, pois normalmente não daria tanta atenção na hora de colocar a senha.

Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a gentileza de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor. Digitei e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte: por engano digitei um número a menos e o cara sem querer falou: "tá faltando um número". Como eu estava ao lado olhei rapidamente pro visor e minha senha estava ali ao invés dos tradicionais asteriscos!

Como já conheço o gerente do posto, chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia. Lá veio o esclarecimento do novo golpe: o atendente faz uma gentileza e segura a máquina pra digitarmos a senha. Neste momento tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra. Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa. Pronto, o cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina.

Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta! O frentista criminoso confessou que "nem conhece quem são as pessoas por trás disso", só sabe de que um motoqueiro passou no posto, ofereceu-lhe R$ 400,00 por semana e passava lá pra pegar a lista das vítimas e deixar o dinheiro pro cara.

Sorte a minha que me atrapalhei com os dedos na hora de digitar. E aprendi que um pequeno erro pode vir a ser um grande acerto em determinados momentos da vida. A Delegada que nos atendeu disse que este golpe está acontecendo muito em botecos e boates do Acre."

Nilson Euclides da Silva - Professor
Rio Branco, Acre

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fui vítima deste golpe tb. Aqui em SP é muito comum. No meu caso não tive tanta sorte, pois a quantia de R$ 1.850,00 foi soerguida de minha conta corrente, mas felizmente o banco me ressarciu no mesmo dia........

Cuidado.

igor

são paulo

05/03/2008, 11:43  

Postar um comentário

<< Home