AMBIENTE ACREANO: DESINFORMAÇÃO EXPLÍCITA
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

quarta-feira, dezembro 26, 2007

DESINFORMAÇÃO EXPLÍCITA

O que poderia estar por trás do fato de um site de notícias locais tentar "detonar" os programas de pós-graduação da UFAC? Seria o fato da atual administração da UFAC contar com o apoio da administração estadual e municipal?

O site Ac24Horas publicou matéria no qual deixa o leitor confuso, passando a mensagem de que os cursos de pós-graduação da UFAC estão na berlinda, no limiar de serem descredenciados. Mais imprecisa impossível a referida matéria. O autor da nota parece estar em plena campanha eleitoral. Será que ele, ou alguem de seu grupo político, pensa em se candidatar a Reitor? Esse ano de 2008 tem eleição na UFAC.

Os cursos da UFAC receberam nota 3, em uma avaliação que tem pontuação máxima de 7. Apenas para comparação, a avaliação da CAPES deu nota similar aos seis cursos de mestrado da Universidade Federal de Tocantins, aos quatro cursos de mestrado da Universidade Federal de Roraima, a quatro (de um total de cinco) cursos de mestrado da Universidade Federal de Rondônia, aos três cursos de mestrado da Universidade Federal Rural da Amazônia (Pará)...em resumo, a maioria esmagadora dos cursos de mestrados avaliados na região norte obtiveram nota 3. Portanto, os cursos da UFAC estão na média da região.

A exceção na região são os programas do INPA. De 13 programas (seis doutorados e sete mestrados), apenas 3 deles tiveram nota 3. Os demais obtiveram nota 4 ou 5. Mas ainda não dá para comparar a UFAC com o INPA. O articulista do Ac24Horas precisa saber que cursos de pós-graduação não são estruturados em2-3 anos. Leva tempo, às vezes uma década, até que se atinja a excelência.

Portanto, a avaliação da CAPES não desabona os programas da UFAC, pelo contrário, mostra o progresso dos cursos nas áreas de letras, produção vegetal e desenvolvimento regional, que em 2-3 anos de existência conseguiram atingir a nota mínima exigida sem maiores dificuldades. O futuro da pós na UFAC é brilhante. Tudo indica isso.

O que o site Ac24Horas deveria ter noticiado é o fato da CAPES ter descredenciado 39 programas de pós-graduação de universidades tradicionais como a USP, Unifesp, Unicamp, UFRJ, entre outras.

Se você leitor, tem interesse em conhecer mais sobre as avaliações dos cursos de pós-graduação da CAPES, clique aqui.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Envie este artigo para um amigo