Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

18 dezembro 2007

PLÁSTICO DERIVADO DA "CANA-DE-AÇÚCAR"

Plástico renovável é feito a partir do etanol de cana-de-açúcar e polímeros biodegradáveis produzidos por bactérias alimentadas por sacarose

18/12/2007


Por Dinorah Ereno

Pesquisa FAPESP – O forte aquecimento do mercado consumidor e a pressão nos custos das matérias-primas originadas do petróleo têm levado as indústrias de plástico a buscar, em fontes renováveis, matérias-primas substitutas para seus produtos.

Plásticos feitos a partir do etanol de cana-de-açúcar, que podem ser reutilizados num processo de reciclagem, além de polímeros biodegradáveis produzidos por bactérias alimentadas por sacarose e outras substâncias estão na linha de frente de pesquisas e investimentos anunciados por gigantes petroquímicas como Dow Química, Braskem e Oxiteno, fabricantes de resinas plásticas feitas a partir da nafta e de outras matérias-primas derivadas do petróleo.

A Braskem, líder latino-americana em produção de resinas, investiu US$ 5 milhões em pesquisa e desenvolvimento para chegar a um polietileno certificado a partir de álcool da cana, chamado de “polímero verde”. As pesquisas que resultaram no novo produto tiveram início em 2005, embora desde 1998 a empresa já avaliasse as propriedades de outros polímeros de matérias-primas renováveis existentes no mercado.

Como naquela época não havia ainda um mercado efetivo interessado em um produto desse tipo, o assunto não prosperou. “Ao retomar as discussões, avaliamos as opções existentes e começamos a trabalhar com o polietileno verde a partir do álcool de cana”, relata Antônio Morschbacker, gerente de tecnologia de Polímeros Verdes do Pólo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

As informações disponíveis apontavam que a empresa poderia chegar a um produto competitivo. “Ao longo de 2005, depois de estimativas de custos, vimos que seria viável fabricá-lo e, em 2006, decidimos construir a planta piloto e paralelamente fizemos um estudo mais aprofundado do mercado mundial”, diz Morschbacker. “O processo, bastante eficiente, transforma 99% do carbono contido no álcool em etileno, matéria-prima do polietileno.” O principal subproduto é a água, que pode ser purificada e reaproveitada.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Faz tempo que ouvi uma repostagem dessa técnologia. A aplicação disso é enorme !!! O plástico das embalagens são os principais vilão do meio ambiente mas então eu pergunto: porquê isso ainda não está em escala industrial ? O mundo inteiro quereria importar do Brasil, melhorando nossas exportações e principalmente dando umas das maiores contribuições ao meio ambiente.

01/09/2009, 15:47  

Postar um comentário

<< Home