Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

09 abril 2008

COMISSÃO DO SENADO APROVA NOVAS REGRAS PARA SUPLENTES DE SENADOR

Proposta ainda deverá ser aprovada pelo plenário do Senado para entrar em vigor

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (09/04) novas regras para a substituição de senadores. Pela proposta, cada senador eleito terá um único suplente e não dois, como ocorre hoje, e fica proibida a indicação como suplente de parentes até o segundo grau.

No caso de vacância (morte, renúncia ou cassação do mandato), o suplente assumirá, mas ficará no cargo até que haja uma nova eleição no Estado (seja municipal ou geral), para a escolha do novo senador.

Foi aprovada ainda a proposta que permite ao Senador se licenciar do cargo para postos no Executivo como de ministro ou secretário. Com isso, ainda será possível aos suplentes assumirem a titularidade daqueles que se licenciarem para ocupar cargo no Executivo.

Atualmente 20% das vagas do Senado são ocupadas por suplentes e destes, quatro assumiram vagas deixadas por senadores que hoje estão no Executivo. São eles: Sibá Machado (PT-AC), que ocupa a vaga da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; Wellington Salgado (PMDB-MG), que assumiu no lugar do ministro das Comunicações, Hélio Costa; João Pedro (PT-AM), que ficou com a vaga do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e Lobão Filho (sem partido), que substitui o seu pai, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Uma proposta alternativa, que previa a convocação do deputado federal mais votado para assumir o cargo de senador em caso de vacância foi derrotada.

Para entrar em vigor, a proposta deverá ser apreciada pelo plenário do Senado.

Com informações da Agência Estado, Folha Online e Agência Senado