Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 abril 2008

PROGRAMAÇÃO GRAVADA DA REDE GLOBO NA REGIÃO NORTE

Campanha proposital da Globo e afiliadas da região para forçar a suspensão da Portaria 1.220/2007 do Ministério da Justiça?

Globo distorce realidade ao exibir gravações, diz secretário

Miguel Arcanjo Prado
da Folha Online

O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., disse à Folha Online, nesta quarta-feira (9), que a Globo "distorce a realidade" ao exibir nos sete Estados com fuso horário diferente do de Brasília seus telejornais de rede gravados. O mesmo acontece com as partidas de futebol.

"Os telejornais e o futebol tem classificação livre e podem ser exibidos normalmente, ao vivo. Essa opção [de exibir as atrações gravadas] foi tomada por eles [da Globo]; isso provoca uma distorção da realidade nesses Estados", disse.

O secretário também comentou a informação que a emissora pretende recorrer da nova portaria que estabelece a classificação indicativa.

"Espero que eles ajudem a cumprir o que manda a portaria. Isso estava previsto há 20 anos, desde que foi promulgada a Constituição", afirmou Romeu Tuma Jr.

A portaria 1.220/07 estabelece o cumprimento da classificação indicativa, independente das diferenças de fuso horário no país. A norma entrou completamente em vigor na última segunda-feira (7), após um adiamento, para que as emissoras se adequassem às novas exigências.

As emissoras do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Roraima precisam respeitar a hora local de cada município para a definição da faixa etária.

Significa, por exemplo, que um programa para maiores de 12 anos só pode ir ao ar após as 20h. As atrações destinadas a maiores de 14 anos só podem ser veiculadas após as 21h. Já programas indicados para maiores de 16, só devem ser exibidos após as 22h. Já a programação com classificação para maiores de 18, só devem ir ao ar depois das 23h.

No caso de descumprimento da portaria, o Ministério Público deve avaliar cada caso e encaminhá-lo ao Judiciário.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho uma falta respeito com toda a população da região Norte, afinal de conta somos cidadões e pagamos nossos impostos e exigimos respeito por parte das autoridades.
Em nenhum momento a população foi consultada, esta mudança não atinge os propositos por elas criada.

13/05/2008, 19:27  
Anonymous Anônimo said...

Isso e uma palhaçada de quem não tem o que fazer! Deveria contesta realmente os problemas do brasil na com transmissões de televisão...

31/05/2008, 17:50  
Anonymous Anônimo said...

deveria ser proibido eles mentirem no período eleitoral na televisão, estamos no seculo 21 e ficar assistindo coisa que já passou em todo Brasil. Isto é uma palhaçada.

17/01/2009, 14:30  

Postar um comentário

<< Home