Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 abril 2008

SENADORES CONTRA A OPERAÇÃO 'ARCO DO FOGO'

Senadores do Pará, Mato Grosso e Rondônia querem obstruir pauta de votação no Senado para que o Governo Federal suspenda as ações da Operação Arco de Fogo



Nesta terça-feira (22), os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Jayme Campos (DEM-MT) e Expedito Júnior (PR-RO) vão propor a obstrução da pauta de votações do Senado até que sejam suspensas as ações da Operação Arco de Fogo, no Pará.

Para os senadores, a suspensão das ações da Operação Arco de Fogo é necessária para que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Comissão Temporária Externa do Risco Ambiental tenham tempo de avaliar a eficácia da operação e propor alternativas aos setores econômicos locais que se encontram paralisados em decorrência da intervenção.

A Operação Arco de Fogo é um trabalho conjunto da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança contra o desmatamento ilegal.

No Pará, a ação culminou com o fechamento de depósitos e armazéns de madeireiras e empresas de exploração de madeira na região. A operação tem sido alvo de revolta do empresariado do setor e dos deputados estaduai, que argumentam que a legislação ambiental tem sido rígida e "pouco sensível" à atividade madeireira típica da região.

Em Machadinho do Oeste, município localizado a 400 quilômetros de Porto Velho-RO, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), integrado à Polícia Federal na Operação Arco de Fogo, aplicou R$ 15 milhões em multas e fechou oito madeireiras, inclusive do presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho). Os fiscais também apreenderam 3.000 meros cúbicos de madeira ilegal, suficientes para encher 133 caminhões.

Post baseado nas matérias 'Senadores irão propor obstrução da pauta até suspensão de ações da Operação Arco de Fogo', publicado pela Agência Senado em 18/04/2008 e 'Desmatamento: Agentes prendem 5 por exploração ilegal de madeira', publicada na Folha de S. Paulo em 19/04/2008.