Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 maio 2008

CAETANO VELOSO: TRANSA, 1972

Um album raro, classificado como o 10° mais importante da música brasileira, em uma lista de 100 publicada pela revista Rolling Stone Brasil de outubro de 2007



(clique acima para ouvir You Don't Know Me)

Verdadeira pérola que Caetano oferece do exílio. Cantado ora em português, ora em inglês, mesclando bossa nova, sambão de raiz e lamento nordestino, o disco todo é absurdamente inovador, de um jeito como só o Caetano dos bons tempos sabia fazer. Pra ilustrar, basta dizer que foi a primeira vez em que se ouviu a palavra "reggae" no Brasil. E, claro, em que se ouviu o dito cujo.

Palavras do próprio Caetano sobre o disco:

"Chamei os amigos para gravar em Londres. Os arranjos são de Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa. Não saíram na ficha técnica e eu tive a maior briga com meu amigo que fez a capa. Como é que bota essa bobagem de dobra e desdobra, parece que vai fazer um abajur com a capa, e não bota a ficha técnica? Era importantíssimo. Era um trabalho orgânico, espontâneo, e meu primeiro disco de grupo, gravado quase como um show ao vivo.

Foi Transa que que me deu coragem de fazer os trabalhos com A Outra Banda da Terra. Tem a Nine out of Ten, a minha melhor música em inglês. É histórica. É a primeira vez que uma música brasileira toca alguns compassos de reggae, uma vinheta no começo e no fim. Muito antes de John Lennon, de Mick Jagger e até de Paul McCartner. Eu e o Péricles Cavalcanti descobrimos o reggae em Portobelo Road e me encantou logo. Bob Markey e The Wailers foram a melhor coisa dos anos 70.

Gosto do disco todo. Como gravação, a melhor é Triste Bahia. Tem o Mora na Filosofia, que é um grande samba, uma grande letra e o Monsueto é um gênio. Me orgulho imensamente deste som que a gente tirou em grupo."

Destaques: Triste Bahia, Nine out of Ten, Mora na filosofia (samba do Monsueto, aqui numa versão que o deixaria boquiaberto), You don't know me, It's a long way. Todas, afinal.

Fonte: www.umaslinhas.blogspot.com

Nota: busquei muito este disco. Encontrei por acaso em uma loja de CD do aeroporto internacional de Brasília. Nem me preocupei com o preço...Uma jóia. Recomendo.