Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

28 abril 2008

NOSSO STALIN NÃO É UM DITADOR. SEJA DEMOCRÁTICO STALIN!

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Do colunista político 'Stalin' Melo, titular da coluna Bastidores do diário O Rio Branco, comentando na edição de domingo (27/04) a provação do projeto que muda o fuso horário acreano:

Cedo
Sobre essa questão do fuso horário do Estado, que daqui a 58 dias ficará com uma hora de diferença em relação a Brasília, ainda é cedo para se fazer quaisquer críticas ao senador Tião Viana (PT/AC).

Nem tanto
Mesmo que o projeto do senador, já aprovado no Senado e já sancionado pelo Presidente Lula, não tenha sido debatido pela população, não está claro que a mudança será maléfica como alguns apressados se adiantam.

Realidade
Pressões da grande mídia à parte, o novo fuso horário, ademais, aproxima o Acre da realidade, uma vez que os hermanos bolivianos já adotam o mesmo fuso, o mesmo acontecendo com os amazonenses.


Não conheço pessoalmente o articulista acreano, mas sempre que posso leio sua coluna pela internet. Tenho certeza que ele não tem, exceto pelo nome, nada a ver com o ditador russo Stalin, um dos mais cruéis da história e que detestava consultar o povo antes de tomar qualquer tipo de decisão.

'Nosso' Stalin não tem nada a ver com o russo, mas alguns políticos locais, comunistas de carteirinha, estão 'colocando as unhas de fora' e dando a entender que nutrem algum tipo de admiração por essa prática stalinista de não ouvir a opinião do povo, de onde, como eles mesmo dizem, 'o poder emana'.

Nas notas acima, o Stalin acreano, embora reconhecendo que o projeto de mudança do fuso horário tenha sido aprovado por pressão da grande mídia nacional, se contenta em saber que os bolivianos e amazonenses já adotam o mesmo fuso, dando a entender que "o que é bom para bolivianos e amazonenses, deve ser bom para os acreanos".

E ele diz mais. Afirma que a mudança nos aproxima da 'realidade'. Que realidade? Então o Acre, sua gente, seus políticos, nossas vidas, é tudo uma ficção? Vivemos num mundo virtual, a la Matrix?

Ele ainda reconhece que o projeto foi aprovado sem que os acreanos tivessem a oportunidade de ser consultados, mas deixa claro que isso não é importante porque ninguem ainda sabe se ele vai mesmo ser maléfico. E quem garante que será benéfico? Mesmo assim vejo algo positivo: ele reconhece que o projeto pode ser um 'tiro no escuro'.

Considerando que não ficou claro se o 'nosso' Stalin é a favor ou contra a mudança do fuso, esperamos que ele use do espaço jornalístico que tem a sua disposição para praticar o verdadeiro jornalismo, com isenção e equilíbrio de opiniões, mostrando com clareza os prós e contras relacionados ao assunto e dando voz às opiniões divergentes.

Creio que não apenas o nosso Stalin, mas todos os jornalistas acreanos deveriam deixar claro aos seus leitores, como já fizeram Luis Carlos Moreira Jorge, Toinho Alves, Leonildo Rosas e Altino Machado, se são a favor ou contra a mudança. Não é proibido nem é falta de ética que façam isso.

O que é errado é fazer como a imprensa local tem feito nestas últimas semanas, privando os leitores da verdade que cercou a aprovação da mudança do fuso horário acreano no Senado.

Até agora ninguém questionou dois aspectos importantes que marcaram a aprovação do projeto do Senador Tião Viana:

- A retirada do projeto de consulta popular (plebiscito) por parte do Senador (que até hoje não esclareceu publicamente as razões para tal decisão), que deixou livre o caminho para a ação do lobby das empresas de comunicação; e

- A aprovação do projeto no Senado de forma urgentíssima, em um único dia, e sob pressão total da grande mídia nacional, exatamento no dia posterior ao da entrada em Vigor da Portaria 1.220/2007. Para muitos, ficou no ar a impressão de que a aprovação só aconteceu para atender o interesse da mídia e não do povo acreano.


Das duas uma: ou todos os meios de imprensa local, e respectivos jornalistas, são unânimes no apoio à mudança, ou os que não concordam foram amordaçados.

O que você, leitor do Blog Ambiente Acreano, acha?

1 Comments:

Blogger CIPÓ DAS SETE said...

Caro Evandro,acho que você, assim como todos nós sabemos qual a resposta pra sua pergunta.

Infelizmente, daqui a alguns dias vamos ter que "engolir o sapo" e mudar nossos hábitos.

O que me deixa irada é a comparação com bolivianos e amazoneses. Não estou sendo bairrista, mas vivemos numa realidade bem diferente dos dois lugares.

Abraços, de sua leitora assídua
Nayanne Santana

01/05/2008, 11:04  

Postar um comentário

<< Home