Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

23 maio 2008

TIÃO VIANA E O FUSO HORÁRIO ÚNICO PARA O BRASIL

Horário do Acre pode mudar

Presidente da Câmara apóia proposta de Tião Viana para unificar o fuso no Brasil

Romerito Aquino

Brasília - O Acre pode ter o mesmo fuso horário dos demais Estados brasileiros, eliminando de vez os prejuízos econômicos, sociais e culturais que vem acumulando com o atraso de duas horas no horário normal e três horas no horário de verão em relação ao fuso horário do Centro-Sul do país.

Esse foi o compromisso assumido ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ao apoiar o projeto de lei do senador Tião Viana que tramita na casa mudando o fuso horário do Acre em relação ao restante do país.

A pedido do senador Tião Viana, da presidente da Comissão da Amazônia da Câmara, deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AC), e de outros deputados e senadores do Norte do país, o presidente da Câmara apoiou a mudança no projeto de lei do senador para alterar não só o fuso horário do Acre, quanto dos demais Estados desta região brasileira. A mudança virá em forma de substitutivo ao projeto do senador a ser apresentada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara pela relatora do projeto, deputada Rebecca Garcia (PP-AM)

Em reunião realizada ontem pela manhã com os parlamentares na presidência da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia foi muito receptivo à proposta da unificação do fuso horário no país, que tem o apoio das bancadas federais no Senado e na Câmara de todos os Estados da Região Norte do país. “O presidente Arlindo Chinaglia foi muito sensível aos argumentos que os parlamentares apresentaram para justificar a mudança do fuso horário”, destacou o senador Tião Viana.

Também participou da reunião com Arlindo Chinaglia o presidente da Rede Amazônica de Televisão, Phelippe Daou, que representou os empresários do setor, que também têm grande interesse na mudança do fuso horário da Região Norte. Com a definição de um fuso horário único para o país, as emissoras de televisão do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e parte do Pará não terão mais necessidade de cumprir a portaria 1.120 do Ministério da Justiça, que vai obrigar a todas elas, a partir de 9 de janeiro do próximo ano, a gravarem as suas programações para exibi-las nos horários de classificação indicativa.

As retransmissoras das cabeças de rede, tais como Globo, SBT, Record e Band, reclamam dos prejuízos em função da concorrência com os canais fechados e a internet, veículos que não estão sujeitos às medidas previstas na portaria do Ministério da Justiça. Também defendem que há um hábito da população de mais de 37 anos em assistir simultaneamente às programações das cabeças de rede.

“Será, evidentemente, um grande retrocesso nos meios de comunicação da Amazônia. Ademais, com a implantação da TV Digital, que uma das bandeiras defendidas é a interatividade, nesses estados, a persistir essa exigência, será inviabilizada”, descreve um documento do setor cobrando a participação dos dirigentes das emissoras para encontrar uma solução para esse problema.

Projeto de lei evita prejuízos

Já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos e, em caráter terminativo, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o projeto de lei do senador está tramitando na Câmara propondo a mudança do fuso horário do Acre para reduzir os prejuízos, os contratempos e os desconfortos que o povo acreano sofre há muitos anos com um fuso horário tão díspare em relação ao Centro-Sul do país, situação que se complica ainda mais durante a vigência do horário de verão.

Neste período, a diferença do horário acreano e de cinco municípios do Amazonas sobe para três horas em relação ao horário de Brasília e dos estados das regiões Centro-Sul, Sul e Centro-Oeste. Com a mudança, o horário do Acre e dos municípios amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira e Ipixuna passarão a ser o mesmo dos demais estados da região Norte, com uma hora a menos em relação ao horário das demais regiões do país.

Clique ao lado para ler a mesma matéria na página da ABERT.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

O que me deixa impressionado, mas, muito impressionado mesmo, é como alguém pode afirmar que "O Acre pode ter o mesmo fuso horário dos demais Estados brasileiros, eliminando de vez os prejuízos econômicos, sociais e culturais que vem acumulando com o atraso de duas horas no horário normal e três horas no horário de verão em relação ao fuso horário do Centro-Sul do país."

Quais seriam as perdas e quais seriam os ganhos econômicos e sociais de tal mudança? Por que não explicam isso de forma clara que permita que pobre mortais, ou burros mortais, possam entender?

Apenas repetem, repetem, repetem como a esperear que se transforme em verdade.

23/05/2008, 22:44  
Anonymous Anônimo said...

O problema do Brasil é ser governando por burros. Acham que o sol vai se adiantar para nascer duas horas mais cedo no Acre.

Se o problema deles é a Censura na Televisão, e se a astronomia e a geografia para eles não vale nada, que empurrem São Paulo para o Fuso Horário do Acre então. A grande maioria das redes de televisão está em São Paulo, isso resolveria tudo, quando fosse meia-noite em São Paulo já seria uma ou duas da manhã no resto do país e eles poderiam transmitir porcaria à vontade.

24/10/2008, 22:27  

Postar um comentário

<< Home