Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

03 julho 2008

NOVO FUSO HORÁRIO: OPOSIÇÃO APROVEITA

Antônia Sales fala sobre críticas da população acerca da mudança de fuso

Yuri Marcel
Agência Aleac

A deputada Antônia Sales (PMDB) aproveitou seu espaço na tribuna da Assembléia Legislativa para falar sobre as críticas da população de Cruzeiro do Sul em relação à mudança de fuso horário do estado, ocorrida na última terça-feira. De acordo com a parlamentar, pais, estudantes e trabalhadores do município reclamam que com o novo horário estão dormindo menos, tendo que sair de casa na escuridão, o que pode acarretar problemas de saúde e falta de segurança.

Proposta pelo senador Tião Viana, a lei 11.662/08, sancionada pelo presidente Lula, determina que o Acre e parte do Estado do Amazonas, que faziam parte do quarto fuso horário brasileiro, passem a ter apenas uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Já o Estado do Pará passa a ter o mesmo horário da capital federal.

"O povo de Cruzeiro do Sul não ficou satisfeito com a mudança, pois não foi beneficiada em nada pelo contrário, criaram mais preocupações. Os trabalhadores e estudantes dos ramais, têm que sair de casa de madrugada para poderem chegar em seus compromissos no horário. Os pais estão preocupados com a segurança e o rendimento escolar dos filhos".

Ela disse ainda que já conversou com alguns diretores de escolas da região, que pretendem manter - se no horário antigo. "Eles vêem que as crianças não têm aproveitamento, especialmente as do período da manhã". Nesta quarta, um grupo de pais e estudantes planeja fazer uma manifestação na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, protestando contra a mudança de fuso.

Sales criticou ainda o fato de a mudança ter sido realizada sem que houvesse consulta popular. "Antes de ter feito essa lei ele deveria ter consultado a população. As enfermeiras reclamam que os horários de remédios e banhos dos pacientes foram prejudicados. Os doentes que precisam viajar vão perder suas conexões e levar mais de um dia para chegar ao destino. Essa uma hora significa muito e os acreanos estão sentindo isso".