Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

04 julho 2008

PLEBISCITO JÁ!

Do Blog do Altino Machado

Um plebiscito deve ser realizado em Mato Grosso do Sul para ouvir a opinião popular sobre o projeto de lei que tramita no Senado para troca do fuso horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de autoria dos senadores Jayme Campos (DEM-MT) e Delcídio Amaral (PT-MS). O plebiscito foi aprovado depois que o senador sul mato-grossense Valter Pereira (PMDB-MS) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo apenas para aquele estado.

Até agora não há qualquer previsão para que a população de Mato Grosso opine sobre o Projeto, que pretende igualar o horário do Estado com o oficial de Brasília, adiantando o relógio em uma hora.

Para o senador sul mato-grossense Valter Pereira, nesse caso, a consulta popular é de vital importância.

- Será uma temeridade aprovar a mudança sem dar voz à sociedade, avaliou.

O Projeto ainda está em tramitação e aguarda aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na semana passada, o senador Geovani Borges, relator do Projeto, deu parecer favorável. Agora, a pauta será apreciada e passará por votação por todos os membros da Comissão.

A justificativa dos dois senadores é que a diferença do fuso horário atrasa e atrapalha as transações comerciais e, conseqüentemente, afeta a economia dos dois estados. No mês passado, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou um projeto semelhante que mudou o horário dos Estados do Amazonas, Pará e Acre. Com a mudança, o Brasil passou a ter apenas três fusos horários e não mais quatro".

Comentário do Altino: A notícia é do Diário de Cuiabá. Bem, o nosso senador Tião Viana (PT), que tem transtornado a vida da população com a mudança do fuso horário do Acre (agora uma hora a menos em relação a Brasília), tem uma ótima chance de se redimir perante a opinião pública: cumprir finalmente a promessa que fez de realizar plebiscito no Estado. Com tanto problema sério para ser resolvido no País, os senadores ficam tentando empurrar o Sol com as barrigas.