Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 setembro 2008

MÚSICA: CDs SERÃO SUBSTITUÍDOS POR CARTÕES DE MEMÓRIA

Gravadoras e SanDisk querem substituir CDs por cartões de memória

O Globo, 22/09/2008

No conturbado mercado da distribuição de música digital, a nova aposta das gravadoras para substituir o combalido CD é o slotMusic. O novo produto trata-se de um cartão de memória de 1GB, que virá com músicas pré-carregadas. E a iniciativa tem apoio de peso. As quatro grandes gravadoras - Sony BMG, Universal, EMI e Warner - estão por trás do projeto, junto com a SanDisk, que fabrica os cartões.

O alvo das gravadoras seria o download de músicas pela internet, hábito que modificou totalmente a distribuição de conteúdo no mundo digital. Um dos argumentos encontrados no site oficial da slotMusic nesse sentido é o de que "os cartões permitem que os consumidores apreciem a música de seus artistas favoritos sem a necessidade de um PC ou conexão pela internet.

Um detalhe importante é que as músicas virão sem a proteção dos Digital Rights Management (DRM), que limita a transferência e cópia de arquivos. Com isso, os cartões poderão ser instalados em celulares, mp3 players e computadores, graças a uma pequeno adaptador USB.

"A conclusão é que o slotMusic terá uma base pré-instalada sem paralelos: milhões de celulares, virtualmente qualquer computador com uma entrada USB e um número cada vez maior de equipamentos de carros poderão tocar os cartões".