Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

03 setembro 2008

O 'PARQUE ENCANTADO' EM HOMENAGEM A PLÁCIDO DE CASTRO

Qual o roteiro para se chegar a esse novo Parque? Essa pergunta muitas pessoas fizeram nesse fim de semana que passou

É sempre bom saber que os nossos governantes estão atuando para valorizar a nossa cultura e a nossa história.

A última boa notícia nessa área, estampada em todos os sites online dos diários locais, é a criação do museu a céu aberto em homenagem a Plácido de Castro ná área do seringal Benfica.

E quem não sabe onde fica o Seringal Benfica? Eu achava que sabia pois já havia visitado esta localidade histórica faz alguns anos. Lembro que para chegar lá segui as 'placas' que anunciavam o local, acessado por um ramal localizado após a Vila Acre.

Animado com o que li e vi na imprensa local sobre o novo parque, no domingo que passou resolvi levar meu garoto de 2 anos e meio para ver as esculturas, especialmente os cavalos, que são os animais preferidos dele.

Fui no rumo da Vila Acre, segui as placas como sempre e o resultado...não encontrei o novo parque. Chegando no local indicado como sítio histórico existe uma placa com uma seta indicando a direção a seguir. O ramal é largo, mas acaba poucos metros depois na margem do rio Acre. Além dele, existem outras duas opções: ramais estreitos que não sei ao certo aonde vão dar, mas são tão estreitos que tive de retornar ao ponto de partida de ré.

Resolvi arriscar e apostei que o novo parque tem entrada em ponto distinto. Para isso retornei pelo ramal do Rodo (que está sendo recuperado). Fui persistente. Acabei chegando à estrada do Amapá. Nada de Parque.

Não perdi a viagem. Dei o 'rodo' novamente, segui pela via Verde, tomei a AC-40 e voltei à entrada para o sítio histórico que fica na Vila Acre. Perguntei, busquei e nada. Desisti quando o combustível do carro chegou à reserva. E o meu menino, que ainda está aprendendo a falar, não cansou de repetir durante toda a 'aventura':

- Vai chegar os cavalos logo?

Finalmente desisti e entrei no Parque Chico Mendes, onde ele se contentou em ver as onças, jabutis e macacos.

Entretanto, assim como eu, soube que outras pessoas tentaram encontrar o tal parque e não conseguiram. Onde fica o novo parque? E o tal igarapé distração? Será que a entrada é antes ou depois da Vila Acre?

Quer dizer que investiram 'uma grana' para estruturar o local e esqueceram de gastar com o mais barato: as 'pracas' para indicar como chegar ao local?