Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 setembro 2008

REFERENDO PARA DECIDIR SOBRE O NOVO FUSO HORÁRIO DO ACRE

Flaviano afirma que problemas no Acre põem lenha na polêmica sobre novo horário de Mato Grosso do Sul

A Gazeta, 28/09/2008

A proposta de mudança no fuso horário de Mato Grosso do Sul, que hoje tem uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, está dividindo as opiniões dos moradores daquele estado e os problemas enfrentados pelos acreanos têm servido de exemplo aos que defendem a manutenção do horário atual.

No Acre, o deputado Flaviano Melo (PMDB) vem acompanhando com muito interesse o debate travado em Mato Grosso do Sul. Ele é o autor do projeto que estabelece a realização de um referendo para que a população diga se concorda ou não com a mudança no fuso horário, ocorrida em junho deste ano no Estado.

Da mesma forma como aconteceu no Acre, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) propõe mudar o horário por decreto, a partir de decisão do Congresso Nacional. O senador argumenta que a proposta que apresentou é fruto da experiência como relator do projeto que alterou o horário no Acre. Em entrevista, Delcídio afirmou que “no Acre, Rondônia e oeste do Pará o horário foi muito bem aceito pela população, pelo menos tudo aquilo que nós temos levantado e as pesquisas indicam isso”.

Flaviano Melo sustenta que a única pesquisa capaz de esclarecer com segurança se a população do Acre aceitou de fato a mudança é o referendo, instrumento cabível depois que um projeto foi aprovado e passou a ser lei. “Quero que a população do Acre, as pessoas que foram atingidas pela mudança tenham a oportunidade de dizer se concordam com a mudança e reverter a lei, se for o caso. E esta chance virá com o referendo, já que não foi feito o plebiscito antes que todos os relógios do Acre fossem adiantados em uma hora”, explica o parlamentar peemedebista.

Mais cauteloso, o senador Valter Pereira (PMDB/MS) apresentou no Senado um projeto de lei que prevê a realização de um plebiscito em Mato Grosso do Sul para saber o que a população daquele estado pensa sobre a mudança do fuso horário. Ele argumenta que é preciso consultar os cidadãos, já que a mudança vai afetar a todos.

“É preciso que a proposta tenha forte apoio popular e seja precedida de uma ampla discussão, até mesmo para evitar o que está acontecendo no Acre. Hoje, o que há é um clima de muita discussão, de muito questionamento, de muitas críticas com a mudança. Então, esses transtornos registrados no Acre, muito provavelmente teriam sido evitados se a população tivesse sido ouvida”, argumenta o senador Valter Pereira.

O deputado Flaviano Melo afirma que o Projeto de Decreto Legislativo propondo o referendo é resultado das queixas que tem recebido dos moradores do Acre. “As reclamações vêm de todos os municípios do Estado e refletem o quanto as pessoas estão inconformadas com a decisão”, salienta. As mesmas reclamações tem servido de argumento para o “Comitê pela Manutenção do Horário em Mato Grosso do Sul”.

NOTA DO BLOG: Flaviano se adiantou e tomou a iniciativa de propor o referendo. Era o senador Tião Viana que havia prometido fazer isso logo que se encerrasse o período eleitoral. Foi mais rápido no gatilho o Flaviano Melo. Alguma coisa por trás existe neste movimento bem calculado de Flaviano. O que fará Tião para cumprir sua promessa?