Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 dezembro 2008

FUSO HORÁRIO ÚNICO NO BRASIL

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A coluna Bom Dia, do diário acreano 'A Tribuna', informa que o senador Amazonense Arthur Virgílio (PSDB-AM) propôs projeto para unificar os fusos horários do Brasil. Se aprovado, todo o país deverá ajustar seu relógio para se igualar ao atual fuso horário de Brasília.

Já havíamos alertado sobre essa possibilidade anteriormente (clique aqui para ler sobre isso), especialmente se aceitássemos calados a mudança de fuso horário imposta à população acreana pelo projeto do Senador Tião Viana (PT-AC).

Com viés claramente bajulador, a nota na coluna do diário acreano tenta passar a impressão que apenas alguns críticos fizeram escândalo com a mudança do nosso fuso. Todos foram testemunhas: a mudança foi um desastre, inclusive político para o seu autor. E a realização do referendo proposto pelo Deputado Federal Flaviano Melo (PMDB-AC) vai passar a limpo a questão.

Aliás, o deputado peemedebista atirou no que viu e parece que vai acertar no que não viu. A nova proposta de Arthur Virgílio vai suscitar, com toda certeza, debates acirrados por todo o país pois existem pessoas inteligentes em todos os lugares (lembrem que toda a unanimidade é burra...). Seu projeto vai colocar o Acre na vanguarda sobre a questão. E vai ser interessante ver o país de olho nos acreanos debatendo e votando a mudança autoritária do seu fuso horário.

Quanto ao projeto do senador amazonense, contém os mesmos defeitos do projeto do senador acreano Tião Viana: sua justificativa é vaga, e se refere a um suposto 'transtorno' causado pela diferença de hora entre a capital e as demais regiões do país. Fala ainda de um fantasioso 'obstáculo à integração' do espaço espaço econômico nacional' e o 'prejuízo à integração econômica' das populações e atividades realizadas na porção mais ocidental da área continental brasileira.

Mas o mais fantasioso do projeto de fuso horário único é quando Arthur Virgílio fala nos 'benefícios às populações residentes nas regiões orientais do país, levando-as a ter participação plena na vida econômica, política e cultural dos centros desenvolvidos do Sul e do Sudeste".

Sugiro ao Deputado Flaviano Melo convidar o senador amazonense a vir ao Acre comprovar seus argumentos. Aqui, sem a menor dúvida, ele terá trabalho em comprovar que a mudança do fuso horário tornou os horários dos vôos chegando e saindo do Estado mais convenientes, que o crescimento econômico do Acre deu um salto espetacular e que os políticos acreanos finalmente se 'alinharam' com os de outras regiões do país, passando a ter grande prestígio no establishment nacional. Nossos artistas agora podem fazer shows em horários compatíveis com as grades das grandes emissoras nacionais e por essa razão o Acre se integrou culturalmente ao resto do país.

Se Arthur Virgílio procurar muito, pode ser que encontre alguém da opinião de que o novo fuso horário só trouxe coisas boas para o Acre.

E para finalizar, a confirmação da previsão de Arthur Virgílio de que a mudança para um fuso horário único no país "será...uma das condições indispensáveis para que a sociedade brasileira possa vencer os desníveis econômicos e sociais que ainda dividem o país em regiões ricas e regiões pobres”, pode ser feita no Acre, que já mudou seu fuso.

Para isso sugiro que algum dos apoiadores do novo fuso horário acreano mostre ao senador que, definitivamente, o Acre, depois da mudança do seu fuso horário, tem amplas chances de superar o desnível sócio-econômico que o separa, por exemplo, de estados como Santa Catarina ou Rio Grande do Sul.

Alguns políticos brasileiros não têm jeito mesmo. Não sabem e nunca saberão o que é a verdadeira democracia...