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31 dezembro 2008

PASSAGENS AÉREAS INFLACIONAM PARA CRUZEIRO DO SUL

Passagens subiram mais de 60%. Duas novas companhias aéreas se preparam para voar em 2009 em Cruzeiro do Sul

Francisco Costa
Blog Repórter 24 Horas

Cruzeiro do Sul - Como se não bastasse o isolamento geográfico que atravessa a população dos municípios que formam a região do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Feijó, Tarauacá), que não possuem rodovias concluídas interligando o estado ao restante do país, os moradores destas cidades foram surpreendidas com um reajuste repentino nas tarifas de passagens aéreas neste fim de ano.

A empresa Gol Linhas Aéreas herdou o monopólio da Rico Linhas Aéreas que fazia os trechos Manaus, Acre, Rondônia. Rico, enfurecida com entrada da Gol no mercado acreano, decidiu retirar suas aeronaves, alegando que não tinha condições de manter toda a estrutura e a concorrência. Já a Gol, prometeu tarifas menores e vôos frequentes.

Sem ninguém para disputar o mercado, vieram os abusos que ocorrem geralmente no período de festas, quando os valores das tarifas são reajustados mesmo sem nenhuma autorização do governo federal. Para se ter uma idéia o trecho entre Rio Branco, Cruzeiro do Sul chega no mínimo a R$ 500, 00; geralmente cobrava-se cerca de R$ 250, 00. Enquanto que o mesmo percurso é feito entre Rio Branco e Rondônia por até R$ 90,00; pela mesma companhia. Os vôos partem sempre lotados.

PROCON, Ministério Público e nenhum parlamentar questionou até agora os valores abusivos aparentemente sem justificativa cobrados pela GOL. Como a justiça não fiscaliza, a companhia vai aproveitando para reverter os prejuízos do ano todo.

Nesta terça feira, 30, durante entrevista ao programa Juruá Música e Informação na Rádio Juruá FM, de propriedade da família Cameli, o assunto foi discutido.

O deputado federal Gladson Cameli (PP), foi interrogado pelo jornalista Leandro Altherman sobre o alto valor das passagens aéreas no fim de ano, impossibilitando os moradores da cidade de passar férias e rever familiares em outras capitais. Gladson titubeou na resposta e disse apenas que em setembro de 2009, duas novas empresas aéreas vão concorrer com a Gol no Acre.

A princípio por autorização da Embraer as aeronaves fariam pernoite em Cruzeiro do Sul, decolando no dia seguinte às oito horas da manhã. TRIP e outra companhia ainda não identificada estariam dispostas a voar na região.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aumentou pra todo canto...

Olha só esse exemplo:
Uma passagem Rio Branco/Manaus - na GOL R$ 689, podendo passar de R$1.000 na alta temporada.

Uma passagem Porto Velho/Manaus - você encontra até por R$ 229 na mesma GOL.

Quando a Rico fazia esse trecho (Rio Branco/Manaus) custava na faixa de R$ 400.

Que sacanagem, Porto Velho é bem ai... ja vi relatos, que muitas pessoas estão indo pegar avião em Porto Velho pra Manaus ou até mesmo pro Sudeste/Sul


Outro dia eu vi uma matéria no www.agencia.ac.gov.br/. O governador recebendo um cara da TAM pra afirmar que a TAM tem compromisso com Acre. Me deu vontade de rir. Os vôos da TAM estão lotados até o dia 15 de janeiro. Não encontra vaga até lá. E desde o meiado de dezembro que vem saindo 100% lotado.

Quem quiser viajar TAM antes do dia 15 vai para Porto Velho. E quem quiser pro dia 16 em diante é bom correr e reservar.

Esse é o compromisso!!!

Só veio pro Acre por pressão politica depois que Varig saiu...


Essa Trip ja tá com dois anos só na promessa. Eu acho que eles vão deixar pra vir em 2010 quando a estrada estiver asfaltada pra tomar prejuizo, só pode...

31/12/2008, 11:55  
Blogger Evandro Ferreira said...

Ferraz, você está corretíssimo. Coloquei a nota para mostrar que o monopolio é maléico, mas as forças do mercado são a melhor resposta. Realmente a TRIP e eventualmente TAM ou Azul terão prejuízos caso decidam entrar no mercado cruzeirense quando a estrada estiver asfaltada. A exceção é se eles decidirem fazer voo direto CZS-MAO ou BSB - se houver passageiros, é possível que tenham algum lucro...

As empresas são livres para praticar o preço que querem e os consumidores livres para consumir/comprar os serviços que preferirem. Mas é preciso que tenham opção e que os preços não sejam combinados.

Muitos reclamam dos preços das passagens na alta estação porque isso afeta não apenas os turistas. O mesmo não acontece com os preços dos resorts all inclusive da costa atlantica brasileira. Agora eles cobram por volta de R$ 1.000-1.5000 (ou mais) a diária. Mas em março o mesmo resort caça hóspedes com diárias na base de R$ 500-700, e o serviço oferecido é extamente o mesmo.

Evandro

01/01/2009, 07:40  

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