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27 janeiro 2009

EDITORA GLOBO - CENTRAL DO ASSINANTE

Será que esse serviço foi feito para atender as necessidades dos assinantes ou é apenas uma forma de montar um banco de dados com informações dos usuários do serviço?

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Sou assinante da revista AutoEsporte da Editora Globo e, depois de 2-3 anos como fiel cliente, precisei usar o serviço de assinante para solicitar o reenvio de um exemplar que não foi entregue. Coisa boba, simples de fazer, eu pensei.

Primeiro tentei a página na internet para evitar falar com os atendentes, geralmente terceirizados que prestam serviços a um grande número empresas que vendem serviços ou produtos diretamente aos consumidores. Minha experiência com eles não é das melhores.

A página da central do assinante é até visualmente atrativa, mas não serve para muita coisa pois os links não funcionam. Você clica em 'Consultar ou alterar cadastro', 'Consultar prazo de entrega da revista' ou 'Suspender temporariamente a entrega da revista' e a página volta ao ponto de partida. A raiva fica maior porque o lema do serviço online é Rapidez e praticidade ao alcance do mouse!

Não tem jeito. Tem que falar com os atendentes.

No dia 27 de janeiro de 2009 tentei umas cinco vezes. De cara você tem que informar o CPF, se não souber o código de assinante. E depois que é atendido, tem que informar de novo, segundo a atendente 'por motivos de segurança". Se você digitar o código de assinante é a mesma coisa. Logo o atendente vai perguntar seu código de assinante novamente. E, para não perder a mania do 'por questões de segurança', o atendente vai tentar arrancar de você nome, endereço, e-mail, CPF, data de nascimento - será que perguntam pelo nome do pai e da mãe?

O mais incrível de toda a história de confirmar os dados é que a Editora Globo não tem, no meu caso e provavelmente da maioria dos seus assinantes, com exceção do nome completo, cpf e endereço, nenhuma outra informação adicional. Não sabe data de nascimento, telefone residencial, endereço comercial, nada disso. Digo isso com uma quase certeza porque para assinar uma revista - de qualquer empresa - você preenche um formulário com nome e endereço completo, e assinala a opção de pagamento: cartão ou boleto bancário. Nada mais.

Mesmo assim a atendente da Editora Globo, de nome Janaína, insistia:

- Tem que confirmar a data de nascimento?

Como ela iria confirmar uma informação que ela não dispõe? Pegadinha para colher informação, eu pensei.

Enfim. As atendentes da Editora Globo pedem tudo isso para que você possa fazer uma simples solicitação: que a empresa reenvie um exemplar que provavelmente foi extraviado pelo correio.

Resumo da história. Não consegui meu objetivo, mas fiquei pensando a razão da empresa agir assim com seus clientes. Das duas, uma. A Editora Globo aproveita as ligações dos assinantes para montar um tremendo banco de dados sobre eles - vide a saraivada de perguntas a que são submetidos. Se esse não for o caso, então a impressão que fica é que a maioria das pessoas que liga para lá vive passando trotes. Como se fossem perigosos bandidos que não perdem a oportunidade de usar artifícios para surrupiar um ou outro exemplar de alguns dos títulos da Editora. E por telefone!

Há que se ter cuidado ao usar o serviço de atendimento ao assinante da Editora Globo. Cuidados com seus dados pessoais. Confirme ao atendente apenas o que ele pode checar: nome completo, CPF e endereço completo.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oiii eu gostaria de saber se averar uma versão beta do jogo herois e vampiros ou teria como comprar esse jogo gostaria de saber podem me mandar uma resposta por email é
defkadaj@gmail.com
aguardo resposta obrigado e uma otima noite!!!!!!!

29/03/2009, 17:44  
Blogger IRAJÁ TELLES DE AZEVEDO said...

Gostaria de poder usar o GOOGLE e contar com sua indiscutível ética para abordar assuntos de relevância mundiais.

02/07/2009, 13:42  
Blogger Evandro Ferreira said...

Prezado Irajá,
Não entendi muito bem o seu desejo de usar o google para abordar assuntos de interesse mundiais.
No caso do post em questão, apenas externei um fato que aconteceu comigo. Outros relatos de consumidores insatisfeitos existem aos montes em outros sites - basta procurar.
Para esclarecer: consegui receber o exemplar. E como gosto muito da revista, que é de excelente qualidade, renovei por mais dois anos e vou renovar por mais tempo se for preciso.

Evandro

02/07/2009, 13:57  
Anonymous Anônimo said...

Gostei do comentário,eu trabalho lá e precisamos de informações como essa sobre atendimento,digo neste momento,melhoramos muito desde Janeiro/09 e iremos aprimorar mais graças as críticas e segustões de nossos clientes.Eu tenho orgulho de trabalhar na Editora Globo e acho que qualquer grande empresa têm seus pontos a melhorar.Ainda bem que seu caso foi solucionado,pois por um minimo detalhe poderiamos perder um cliente que gosta da revista e não atender a expectativa.


Juliana

20/11/2009, 22:15  
Anonymous Anônimo said...

falta muito para um atendimento digno, venda por telefone nao funciona!!!!!!!!!!!!! fazem o que querem!!!!!!!!!

04/03/2011, 21:27  

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