Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 março 2009

MELHOR FARINHA DE MANDIOCA DO ACRE É PRODUZIDA EM CRUZEIRO DO SUL

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A farinha de mandioca produzida em Cruzeiro do Sul é a melhor do Acre!

Essa é uma afirmação que a maioria dos acreanos deve concordar. E ela continua mais que correta, conforme ficou demonstrado no estudo realizado por pesquisadores da Embrapa-Ac, UFAC e Seater, publicado na revista de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Vol. 28 no.4), no final do ano passado.

O estudo, que avaliou a variabilidade físico-química de 18 amostras de farinha provenientes dos municípios Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, foi realizado no laboratório de tecnologia de alimentos da Embrapa-AC e incluiu a determinação dos teores de umidade, cinzas, lipídios, proteína bruta, fibra bruta, carboidratos totais, acidez e pH das amostras.

Para dar maior credibilidade aos resultados, todas as amostras tinham sido processadas de forma artesanal em fornos que não possuem sistema de controle de temperatura.

Os resultados obtidos mostram que as melhores farinhas foram produzidas na comunidade Alto Pentecostes e Ramal da Macaxeira, em Cruzeiro do Sul.

Outra conclusão importante do trabalho é de que nem toda a 'farinha de Cruzeiro do Sul' é de qualidade uniforme quanto a suas características físico-químicas provavelmente em função de condições precárias de produção.

Para ajudar na melhoria da qualidade e evitar a falsificação da farinha produzida naquela região, o Ministério da Agricultura está tentando convencer os produtores a adotar o selo 'farinha do Juruá', que, segundo o Ministério, é a única forma de se proibir a falsificação da farinha dentro e fora do Estado.

Clique aqui para ler a íntegra do trabalho 'Variabilidade físico-química da farinha de mandioca', de autoria dos pesquisadores Joana Maria Leite de Souza, Jacson Rondinelli da Silva Negreiros, Virgínia de Souza Álvares, Fabiana Silva Reis e Francisco Álvaro Viana Felisberto (Embrapa-Ac), Felícia Maria Nogueira Leite (Seaprof) e Maria Luzenira de Souza (UFAC), reproduzido no Blog Biodiversidade Acreana.

Foto: Agência de Notícias do Acre

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Seria muito bom se fosse farinha do Juruá porque não é so Cruzeiro do sul que produz farinha boa.

21/06/2016, 06:21  

Postar um comentário

<< Home