Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

05 março 2009

SERÁ QUE O GOVERNO BINHO PERDEU O RUMO?

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

É o que parece. Jorge Viana, em seus oito anos como Governador, talvez nunca tenha passado uma semana tão terrível como esta, que culminou com a reportagem do Fantástico sobre o Jordão e que mexeu com todos os acreanos, da situação e da oposição.

No momento atual, a impressão que fica é que a guarda do governo Binho está baixa e o espaço para a oposição bater no governo é bem amplo, embora o nocaute seja uma possibilidade remota.

Quero deixar claro que quando falo em oposição na Assembléia, me refiro ao Deputado Luiz Calixto. Grande parte de suas denúncias estão se confirmando ou são comprovadas. Tem a pista mal feita em Porto Valter. A denúncia, alguns meses atrás, sobre a epidemia de dengue que se instalava em nossa cidade e a apatia das autoridades para atacar o problema no início. A estranha decisão do governo do Estado de 'padronizar' o fardamento escolar na rede estadual usando o símbolo da administração do atual Governo e não algo impessoal. Enfim...quem quiser saber mais tem que visitar o Blog do Calixto.

Cada dia fico com a impressão de que alguém - e não é o Governador Binho Marques - está se empoderando e 'tomando' decisões no mínimo polêmicas ou arriscadas sob o ponto de vista administrativo e político sem que a cúpula do Governo faça nada para impedir. As conseqüências são as seguidas defesas públicas dessas ações na medida em que a oposição denuncia, mostra o erro e as suspeitas de corrupção.

Será que a equipe do Governo, assessorada por publicitários muito bem pagos, não foi orientada para ser cuidadosa na tomada de certas decisões? Será que ela não sabe que quem ganha as manchetes e tem maior repercussão são as denúncias? As explicações, as desculpas, ninguém dá bola. Está comprovado!

Ontem, por exemplo, na edição noturna do jornal da TV Acre, o Deputado Calixto foi entrevistado sobre a denúncia que fez da compra direta de um software pela Secretaria de Saúde. Foi uma compra astronômica no valor de R$ 14 milhões de reais. E no seu Blog o Deputado mostra que o mesmo software foi repassado de graça para o governo de Alagoas!!! Ai tem coisa! Esse assunto merece uma explicação boa e convincente. Afinal, porque temos que pagar se outros recebem o mesmo produto de graça?

Confesso que fiquei com pena do líder do Governo, Deputado Moisés Diniz, que não teve argumento algum para rebater a denúncia.

Vejo nessa série de denúncias contra a administração Binho Marques uma clara falta de estratégia política por parte de sua equipe de Governo. Uma completa falta de comunicação. Como pode o líder do Governo na Assembléia não ter a menor idéia do que foi essa licitação de grande porte? Ficou claro que ele foi pego de surpresa.

Torço pelo sucesso do Governo Binho Marques e tomo a liberdade de dizer que - desculpem a expressão - falta um 'advogado do diabo' na sua equipe.

Alguém para questionar sobre tudo e a todos quando o assunto é a tomada de decisões político-administrativas importantes. Alguém para avaliar as reais necessidades de algumas decisões e colocar na mesa de forma clara as possíveis conseqüências Alguém para relembrar à equipe de governo os gargalos, as falhas, as correções que se fazem necessárias. As reais prioridades do Governo.

A desculpa de que todos estão muito atarefados não cabe. Aliás, é nesses momentos que o controle administrativo e político de um governo começa a ser perdido. Isso ficou claro nesta dispensa de licitação para a compra do software de R$ 14 milhões.

É nesse ambiente de falta de tempo para se ater a detalhes que o 'lado negro' dos que se encastelaram na administração se aproveita para 'passar' uma ou outra ação que beneficia politica e financeiramente apenas alguns deles. Eles fazem isso sem dó e nem piedade porque sabem que o ônus político, ou seja, a face em que a oposição vai bater, será sempre a do Governador. Ganham com o enfraquecimento político do Governador e com a realização de possíveis lucros financeiros derivados das decisões administrativas.

Binho Marques não merece passar por este tipo de constrangimento. Ele precisa urgentemente tomar uma atitude para se livrar dos que têm, de forma recorrente, lhe causado dor de cabeça.

Em relação à contratação de um ‘advogado do diabo’ para compor a sua equipe, é algo urgente e está claro que ele deve ser pessoa de absoluta confiança da cúpula governamental. Nesse caso, a contratação de seus serviços deve ser feita, sem a menor sombra de dúvidas, na modalidade de ‘dispensa de licitação’. Só assim ele evitará que o ‘lado negro’ do seu governo passe a dominar de vez a situação.

Foto: Agência de notícias do Acre

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá de novo. agora vou ficar vindo de vez em quando para saber de teu estado pois talvez dê um chega por aí em junho para o Intercom.
Continue postando!
Abraços nortistas

Edgar Borges
www.edgarb.blogspot.com

05/03/2009, 17:48  
Blogger Evandro Ferreira said...

Edgard, vamos nos ver durante o intercom com toda a certeza.
Saudações cordiais acreanas.
Evandro

05/03/2009, 20:44  
Anonymous Anônimo said...

Evandro, sua sugestão é parecida com a do Chico Buarque, no início do mandato de Lula. Chico disse que deveria ser criado o Ministério do Vai dar Merda. Um ministro exclusivamente para avisar o governo, anters de cada decisão: "isso vai dar merda". Evitaria muita coisa ruim.

06/03/2009, 14:15  

Postar um comentário

<< Home