Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 maio 2009

MOTOCICLISTAS SELVAGENS

Pedestres e usuários de motos de 20 a 39 anos são as principais vítimas de acidentes de trânsito em Olinda (PE). A pesquisa também revelou que, do total de atendimentos, 14,7% foram resolvidos pelo Samu no próprio local da ocorrência e cerca de 13% foram encaminhados para unidades de saúde do município

Fabíola Tavares

Pedestres (55,5%) e usuários de motos (20,2%) na faixa etária dos 20 aos 39 anos (65%) são as principais vítimas de acidentes de transporte terrestre (ATT) em Olinda (PE). E é das 18 horas à meia-noite que acontece o maior número de acidentes. A moto (68,3%) é o tipo de veículo que se destaca como transporte mais usado pela vítima e como causador de acidente. É o que revela estudo feito na Fiocruz Pernambuco baseado nos atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, que tem ambulâncias equipadas com aparelhos de GPS (sistema de posicionamento global). Neste período foram atendidas 1.032 pessoas. O objetivo foi apresentar as potencialidades do Samu como fonte de dados para a vigilância dos acidentes de transportes e a contribuição das ferramentas de análise espacial.

Entre as vítimas estudadas, os ciclistas (5,7%) foram os que menos se envolveram em acidentes. Já os ocupantes de outros veículos, como carros e caminhões, corresponderam a 18,6% dos atendidos. Por sexo, os homens (78,9%) se envolveram mais nos acidentes que as mulheres em todas as condições de vítimas estudadas. O maior envolvimento das mulheres nos ATT foi como pedestre (23,6%).

Divididos por faixa etária, as pessoas com idade entre 40 e 59 anos (21%), formam o segundo grupo que mais se envolveu nos desastres. Em primeiro estão aqueles entre 20 e 39 anos (65%), como já citado. Crianças de 0 a 9 anos estão no menor grupo de vítimas (1,5%). Fevereiro, mês do carnaval, o que leva um maior número de pessoas às ruas, e os finais de semana, período no qual é maior o consumo de bebidas alcoólicas, foram o mês e o período da semana, com mais registros de atendimento de vítimas de ATT. Por mês foi realizado a média de 86 atendimentos e o socorro aos pedestres foi predominante em nove dos 12 meses analisados. Nos finais de semana, o principal horário das ocorrências foi das 18 horas às 5h59 (57%). Outro dado relevante é que o número de acidentes dobrou no horário da meia-noite às 6 horas, quando comparado o período de segunda a quinta-feira com o de sexta a domingo.

Por serem os pedestres as principais vítimas, a sanitarista Amanda Cabral investigou a proporção de veículos envolvidos nos acidentes com esse grupo. As motos ficaram em primeiro lugar (54%), seguidas pelos carros de passeio (25%) e os ônibus (20%). Ela desenvolveu o estudo como trabalho de conclusão do mestrado em saúde pública na Fiocruz Pernambuco sob orientação do pesquisador Wayner Souza.

A pesquisa também revelou que do total de atendimentos, 14,7% foram resolvidos pelo Samu no próprio local da ocorrência e cerca de 13% foram encaminhados para unidades de saúde do município. Porém a maioria foi destinada a estabelecimentos do Recife, com destaque para os hospitais da Restauração e Getúlio Vargas e as policlínicas Oscar Coutinho e Amauri Coutinho. Os principais pontos de acidente são o Giradouro e a região do pólo comercial de Peixinhos, região do Terminal Integrado da Rodovia PE-15, corredor da orla litorânea, Avenida 2 Perimetral e Varadouro. Mas motociclistas, pedestres e ocupantes de veículos se acidentam em locais diferentes no município.

Enquanto pedestres são mais vitimados em Peixinhos, na altura da feira de Peixinhos, na Avenida Presidente Kennedy, os motociclistas e ocupantes de veículos se acidentam com mais frequência na altura do terminal da PE-15. "Os dados revelam a necessidade de abordagens diferenciadas, em diferentes locais, para os distintos grupos de vítimas", afirma Amanda. Os resultados serão encaminhados à Secretaria de Saúde de Olinda.

Conheça o perfil dos acidentes em Olinda

Vítimas

55,5% pedestres
20,2% ocupantes de motocicleta
5,7% ciclistas
18,6% ocupantes de outros veículos

Sexo

78,9% são homens

Idade

65% - 20 aos 39 anos
21% - 40 aos 59 anos
1,5% - crianças de 0 a 9 anos

Fins de semana

57% dos acidentes registrados nos finais de semana ocorreram das 18 horas às 5h59

Veículos envolvidos em acidentes

54% motos
25% carros de passeio
20% ônibus

Resolução

27,7% das vítimas foram assistidas no próprio município
72,3% no Recife