Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 junho 2009

DESCASO, BURRICE OU ESPERTEZA?

Não foi a ponte que engoliu a caçamba. Foi a caçamba que destruiu a ponte!

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O site AC24Horas postou uma nota em que condena o 'governo' pelas precárias condições de uma ponte na estrada do ramal Quixadá que, segundo a nota e o lamento do 'condutor' do veículo, causou um acidente que resultou na destruição da ponte e danos ao veículo.

Quem observar as imagens da nota (reproduzidas aqui), vai ver que a culpa pelo 'acidente' não é de ninguém, mas do 'condutor' da caçamba, que realmente procurou e achou uma forma de jogar o seu veículo dentro do igarapé.

Se a ponte já estava em condições precárias, se existia alto risco da ponte desabar, qual a razão do condutor 'arriscar' passando sobre a mesma com uma caçamba carregada com bem mais que 5 m³ de barro?

Sé tem uma explicação: falta de interesse de ir pelo caminho mais seguro, porém mais longo. Todo mundo sabe o caminho: seguir pela estrada de Porto Acre, na altura do km 14 tomar o ramal do projeto Colibri e então acessar o ramal do Quixadá.

Claro que o condutor da caçamba teria que percorrer uma distância maior e perderia mais tempo. Mas seguramente não iria tomar o prejuízo que tomou ao se autodestruir e destruir a precária pronte.

Por isso não cabe a palavra descaso para explicar o acidente. Está mais para esperteza, o famoso jeitinho brasileiro, ou "vontade de levar vantagem em tudo".

Duvidam?

Então veja a imagem ao lado, do site A GazetaNet: mesmo com a ponte quebrada, a caçamba por lá, vejam que um 'brasileiro esperto' comete a barbaridade de passar pela ponte assim mesmo.

Imagens: Ac24Horas/Gleyciano Rodrigues/A GazetaNet