Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 agosto 2009

ETA II PODE SER DANIFICADA POR EROSÃO. QUANDO ACONTECER NÃO ADIANTA LAMENTAR QUE FOI POR FALTA DE AVISO

Foster Brown, pesquisador do Centro de Pesquisa de Woods Hole e do Parque Zoobotânico da Ufac, alertou na página do MAP desde o dia 22 de junho sobre a ocorrência de uma erosão que poderia ameaçar o abastecimento de água em Rio Branco. Leia abaixo as notas e algumas das fotos postadas pelo pesquisador no site MAP e veja que por quase um mês as autoridades não fizeram nada para resolver o problema.

Erosão e Estação de Tratamento de Agua (ETA II) do Rio Acre em Rio Branco 22jun09

Quando tirei fotos do nível do Rio Acre no dia 22jun09, notei que duas voçorocas se formaram nas áreas norte e sul da estação de bombeamento da ETA II.

Fui visitar a estação e falei com o funcionário sobre a situação. Tirei as fotografias anexas.

Conclusões preliminares: a erosão acelerada é um problema sério para esta área e providencias devem ser tomadas em breve para evitar impactos adversos no abastecimento de água de Rio Branco.

Erosão rápida na ETA II, Rio Acre em Rio Branco, 28jun09

Passei novamente hoje pela estação de bombeamento da ETA II e vi o aumento da área (cumprimento e largura) da voçoroca norte era marcante em comparação a visita do dia 22jun09. Uma outra voçoroca (b) está avançando no lado norte da estrutura de bombeamento. A erosão nas duas voçorocas é causada principalmente por descarga da propria estação. Portanto não vai reduzir durante a época seca. Superposição de fotos indica que a erosão avançou de ~ 4 a 8 metros em 6 dias (0,7 a 1,3 m/dia). A distancia até o tanque é de 38 metros.

Se continuar esta taxa de erosão, existem poucos dias para evitar que a voçoroca afete a estrutura do tanque de decantação.

Erosão acelerando na Estação de Tratamento de Água (ETA II), Rio Branco - 05jul09

Novamente, visitei a estação de bombeamento da ETA II no Rio Acre que fornece água para a grande parte da população de Rio Branco e notei que a taxa de aumento da voçoroca acelerou: de 38 m do tanque de decantação no dia 28jun09, ela agora chegou a ~25 m do tanque. Este avanço é igual a 13 m em 7 dias ou cerca de 2 m/dia, maior do que estimei uma semana atrás.

Se continuar esta taxa, vai comprometer o tanque de decantação em poucos dias. A instabilidade da terra está facilitando a erosão, mesmo sem o efeito da descarga de água do tanque de decantação.

Ações emergenciais precisam ser implementadas para evitar um problema maior que pode afetar o abastecimento de água da cidade de Rio Branco, Acre.


Erosão acelerando na Estação de Tratamento de Água (ETA II), Rio Branco - 16jul09

Erosão muito acelerada na estação de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA II) do Rio Acre, municipio de Rio Branco, Acre, Brasil. 16jul09.


Observações (repetição do relatório de 05jul09, 11 dias atrás):

Distância entre o tanque de sedimentação e a voçoroca: 21 m +/- 1 m. Cerca de 4 m foram perdidos de 09jul09 a 16jul09.

A instabilidade da terra está facilitando a erosão, mesmo sem o efeito da descarga de água do tanque de decantação.

Ações emergenciais precisam ser implementadas para evitar um problema maior que pode afetar o abastecimento de água da cidade de Rio Branco.












Nota do Blog: Não precisa dizer que as autoridades que deveriam tomar providências foram avisadas faz tempo. O problema é que elas são lentas para reagir. Foi quase um mês entre o primeiro aviso no site do MAP e o início das ações emergenciais para barrar a erosão. Se não der resultado (porque agiram tarde demais), o eventual rompimento do tanque de sedimentação da estação necessitará de reparos que demandarão tempo e, principalmente, dinheiro. O povo perderá, mas seguramente alguns empresário do ramo da construção civil que prestam serviços para o governo ganharão. E quem sabe não comemorarão o 'novo serviço' levando amigos e amigas para se 'divestir' nas suas lanchas e jetskis exatamente na frente da ETA II. Tudo regado a cerveja e churrasco é claro...

Fotos: todas as fotos postadas são de autoria de Foster Brown