Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 agosto 2009

INPA COMEMORA 55 ANOS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Programação prevê a participação da banda musical da PM e representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Amazonas

Por Tharcila Martins

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) celebra, na próxima segunda-feira (27), 55 anos de existência. A comemoração, que acontece a partir das 9h, na sede do próprio Instituto, no bairro do Aleixo (zona Centro-sul), vai contemplar uma série de atividades com a participação de servidores e pesquisadores.

A programação inicia com o hasteamento da Bandeira Nacional sob a entoação do Hino Nacional, que será executado pela banda da Polícia Militar do Amazonas. Logo a seguir, o diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, vai fazer uma breve explanação aos presentes sobre o Instituto e as atividades desenvolvidas ao longo dos 55 anos.

Também está prevista a celebração de um culto ecumênico, com a participação do Coral Amazônia “Em Canto”. Durante a solenidade, serão lançados livros da Editora Inpa e disponibilizadas exemplares gratuitos da segunda edição da Revista Ciência para todos.

A programação encerra com a entrega dos troféus aos vencedores dos jogos promovidos pela Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa) e, ainda, a premiação da melhor redação com o tema: “Inpa 55 anos”, feita por alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Manaus.

Desenvolvimento

Tendo como emblema o slogan “O orgulho da Amazônia” e focado no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Inpa é considerado pela comunidade acadêmica e científica internacional como referência em pesquisas desenvolvidas na região e na capacitação de profissional para o desenvolvimento da Amazônia.

Só no ano passado, segundo dados da Coordenação de Pesquisas (Cope) do Instituto, foram formados 96 alunos e 32 até junho deste ano – sendo que 25 já possuem títulos de mestrado e outros sete de doutorado.

“O Inpa vem trabalhando nos seus quatro focos, que são dinâmica ambiental, sociedade e ambiente, tecnologia e biodiversidade. Esses temas estão distribuídos, ao longo desse ano, em 167 projetos,”, explica o diretor do Inpa, Adalberto Luis Val.

Programação:

9h- Hino Nacional e hasteamento da Bandeira com a banda da Polícia Militar do Amazonas / palavras do diretor do Inpa, Adalberto Luis Val;
9h50- Culto ecumênico;
10h30 – Apresentação do Coral Amazônia “Em Canto”;
10h50 – Lançamento de livros e disponibilização da segunda edição da Revistas Ciência para todos;
11h30 – Entrega de prêmios da melhor redação com o tema “Inpa 55 anos” (aluno, professor e escola);
11h50 – Entrega de troféus aos vencedores dos jogos promovidos pela Assinpa;
12h10 – Confraternização;