Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 agosto 2009

MARINA CADA VEZ MAIS CANDIDATA

A Tarde Online

Consolida-se rapidamente a impressão de que a senadora Marina Silva (PT) será mesmo candidata à Presidência da República pelo Partido Verde. Em entrevista à Revista Isto É, ela já fala como candidata embora diga ter se surpreendido com a grande repercussão que o lançamento do seu nome obteve. Em poucas palavras (leia aqui a íntegra da entrevista), definiu o que pensa a respeito de sua participação numa possível campanha presidencial.

A senadora tem dito que sente que sente “um chamamento” e confirma que tem conversado muito com lideranças do PV e de outros partidos, mas sua candidatura ao mesmo tempo que assusta o presidente Lula e sua candidata, Dilma Rousseff, ainda provoca controvérsias.

Enquanto Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, garante que o nome de Marina pode mudar a eleição de 2010, “porque ela tem boa imagem e abraça a causa do meio ambiente, que hoje é prioridade no mundo“, cientistas políticos e e lideranças nacionais afirma, ainda que meio escondidos, que a candidatura pode entrar na linha dos candidatos exóticos, conquistando apenas ambientalistas e segmentos específicos da população, sem poder para ameaçar os candidatos dos grandes partidos.

De qualquer forma, a possível candidatura já provocou um outro movimento, que deve aumentar as dores de cabeça do presidente Lula: o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) já mudou de ideia e vai insistir na sua postulação á presidência da República, o que derruba de vez o plano de fazer do pleito de 2010 uma eleição plebiscitária, entre os que são contra e a favor de Lula.

A presença de Marina e, agora, de Ciro Gomes (mas este ainda pode desistir) mudará a natureza do discurso e introduzirá os temas políticos na campanha, o que Lula não gostaria de ter.