Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 agosto 2009

MARINA CANDIDATA A PRESIDENTE

Gabeira quer montar palanque duplo: Serra e Marina - Deputado negocia com dupla candidatura ao governo do Rio

Blog do Josias de Souza
Fotos: ABr

Encontra-se em estágio avançado a articulação para que Fernando Gabeira (PV) se torne candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2010.

O deputado cogita entrar na disputa estadual associado a duas candidaturas presidenciais: a de José Serra e a de Marina Silva.

Há cerca de dez dias, Gabeira esteve em São Paulo. Reuniu-se reservadamente com o governador José Serra (PSDB).

Discutiram detalhes da campanha –do financiamento aos arranjos partidários. Gabeira iria às urnas cavalgando uma coligação de quatro legendas.

Além do PV, o acerto incluiria o PSDB de Serra, o PPS e o DEM. Àquela altura, eram ainda incipientes os entendimentos do partido de Gabeira com Marina Silva.

O PV convidara a senadora do PT a trocar de legenda e entrar na briga pela presidência. Marina entusiasmou-se com a idéia.

Nesta quarta (12), Gabeira se reúne com uma Marina já de malas prontas para deixar o PT. O deputado vai expor à senadora os seus planos.

Gabeira sente-se na obrigação de apoiar a virtual candidatura presidencial de Marina. Ao mesmo tempo, considera vital o acerto com Serra.

Para Serra, a entrada de Marina na briga nacional é alvissareira. Dá-se de barato que ela roubará votos da candidata de Lula, Dilma Rousseff.

Resta saber se Marina se sentirá confortável em dividir com Serra, no Rio, o palanque de um Gabeira coligado a legendas como o DEM e o PPS.

Se Marina condicionar a migração para o PV ao palanque exclusivo, o projeto estadual de Gabeira vai à breca.

Na campanha municipal de 2008, Gabeira mudou de patamar. Foi à briga como candidato de uma trinca de legendas: PV, PSDB e PPS.

Ao extrapolar o cercadinho do PV, obteve verbas e tempo de TV que jamais tivera antes. De azarão, tornou-se um candidato competitivo.

Eduardo Paes (PMDB) prevaleceu sobre Gabeira, no segundo turno, por pequena margem, em disputa do tipo voto a voto. Coisa eletrizante.

Na capital, Gabeira colecionou notáveis 49% dos votos. Saiu da disputa como o derrotado mais vitorioso do país.

Agora, o deputado considera que seria uma “regressão” ter de voltar a fazer campanha servindo-se apenas da estrutura minúscula do PV.

Se Marina torcer o nariz para a idéia do palanque duplo, Gabeira cogita reformular os planos pessoais. Em vez de disputar o governo, concorreria ao Senado.

Outra alternativa seria Gabeira trocar de partido. Mas o deputado não contempla essa hipótese.

Na noite passada, poucas horas antes do encontro que agendara com Marina, Gabeira exalava confiança.

Achava que a senadora, agora sua virtual companheira de partido, teria jogo de cintura para entender as vantagens de uma coligação ampla no Rio.

Na cabeça de Gabeira, a eventual entrada de Marina no jogo empurra a disputa presidencial para o segundo turno.

Aos olhos de hoje, o mais provável é um segundo round entre Serra e Dilma.

Na improvável hipótese uma disputa entre Serra e Marina, as contorções políticas de Gabeira seriam levadas às raias do paroxismo.

Se Marina aceitar as bases do projeto duplo de Gabeira, o deputado vai, de novo a Serra. Nesse estágio, não deve encontrar resistências.

Antes de se avistar com Gabeira, dez dias atrás, Serra reunira-se com a cúpula do DEM, o parceiro presidencial do PSDB.

Nesse encontro, tucanos e ‘demos’ passaram em revista o mapa eleitoral do país.

Concluíram que o Rio é, para Serra, uma espécie de calcanhar de Aquiles. Daí a decisão de converter o flerte com Gabeira em proposta formal de casamento.

Com Marina ou sem ela, Gabeira é a única alternativa do tucanato para erigir no Rio um palanque capaz de competir com o de Sérgio Cabral (PMDB), já comprometido com Dilma.

Escrito por Josias de Souza às 03h38