AMBIENTE ACREANO: GRIPE CONTRA A DOENÇA DE CHAGAS?
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

quinta-feira, outubro 08, 2009

GRIPE CONTRA A DOENÇA DE CHAGAS?

Cientistas criam vírus da influenza modificado que pode originar vacina contra essas duas enfermidades

Mariana Ferraz
Ciência Hoje

Uma vacina para a doença de Chagas capaz de imunizar os pacientes também contra a gripe. O primeiro passo para a concretização desse objetivo ambicioso acaba de ser dado por cientistas brasileiros. Eles construíram um vírus da influenza modificado que traz em seu material genético um gene do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A expectativa é que, quando expostos ao novo vírus, animais – e futuramente, humanos – apresentem resposta imunológica contra as duas doenças, ficando protegidos da infecção por ambas.

O feito é fruto da pesquisa de mestrado em bioquímica e imunologia de Rafael Polidoro, bolsista do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação do bioquímico Ricardo Tostes Gazzinelli e do microbiologista Alexandre Vieira Machado, ambos do Centro de Pesquisa René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais.

Polidoro conta que foi preciso um ano de trabalho até que o vírus modificado estivesse pronto. “Usamos uma técnica conhecida como genética reversa para inserir um gene do T. cruzi no vírus da gripe”, explica. “Com isso, construímos um vírus capaz de induzir as células infectadas a produzirem uma proteína, a ASP-2, que protege contra a infecção pelo protozoário”, completa.

Agora os pesquisadores estão realizando testes com camundongos para saber o grau de imunização obtido com a exposição ao novo vírus. “Acabamos de administrar o vírus nos animais. Em pouco tempo daremos a dose de reforço, do mesmo modo como é feito na vacinação em humanos. Só então poderemos submeter os camundongos ao chamado teste desafio, no qual eles serão expostos ao protozoário que causa a doença de Chagas.”

Além de ser um passo rumo à descoberta de uma vacina contra a doença de Chagas – que atualmente mata cerca de 16 mil pessoas por ano no mundo –, o vírus criado por Polidoro foi patenteado e poderá ser usado, por exemplo, para o desenvolvimento de vacinas que protejam contra mais de um tipo de gripe.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

0 Comments:

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home