Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

04 novembro 2009

TIÃO VIANA, AGORA VOCÊ TEM A CHANCE DE SE REDIMIR!

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Com a aprovação da realização do referendo sobre o fuso horário na Câmara Federal - pela esmagadora maioria de 223 votos a favor e 123 contra – a matéria segue para o senado para ser votada por aquela casa.

E no Senado, Tião Viana (PT-AC), autor da lei que mudou o nosso fuso horário, vai ter a chance de cumprir uma promessa que fez publicamente aos seus eleitores - dentre os quais me incluo: "apoiar a realização de uma consulta popular para que a população acreana diga se está a favor ou contra o novo fuso horário".

Em julho de 2008, o Senador se comprometeu em apresentar projeto de consulta popular sobre o novo fuso horário no Senado. Não o fez porque o Deputado Flaviano Melo apresentou projeto similar na Câmara Federal.

Sem a chance de apresentar a proposta, Tião Viana tem agora a chance de mostrar ao povo acreano que cumprirá parcialmente o que prometeu. Para isso, ele deve tomar para si a responsabilidade de liderar a tramitação do projeto no Senado, garantindo que sua aprovação seja rápida e sem delongas. Fazendo isso, ele demonstrará a todos que o seu espírito democrático está acima das picuinhas, baixarias e interesses escusos que - infelizmente - ainda permeiam o Senado, sua casa legislativa há mais de 10 anos.

É bom que se diga que o referendo não é uma questão partidária. É um assunto de interesse popular que se estende muito além dos interesses eleitoreiros dos partidos da situação e da oposição acreana. É claro que o assunto vai ser explorado politicamente por alguns. Isso é normal e faz parte do jogo político e democrático que vivemos.

O próprio Tião sabe que esse assunto precisa ser 'passado a limpo' o mais breve possível. E hoje, passada a tempestade e acalmados os ânimos que se exarcebaram no Acre por ocasião da mudança do fuso horário ocorrida um ano atrás, temos absoluta certeza de que a consulta não se constituirá em um julgamento público do Senador.

Uma eventual derrota nesta consulta popular não abalará o patrimônio político extremamente positivo e produtivo que Tião construiu ao logo de sua trajetória política. Muito pelo contrário. Mostrará que errar é da natureza humana e ajudará o Senador a ser ainda mais cuidadoso durante a tomada de decisões de amplo alcance, como foi o caso do projeto que mudou nosso fuso horário.

Para quem almeja assumir a responsabilidade de dirigir politica e administrativamente a vida de mais de 650 mil acreanos a partir de janeiro de 2011, aceitar que esses mesmos acreanos ajudem a corrigir um equívoco é um ato de grandeza e humildade que indicará que o destino do Estado estará em boas mãos caso Tião Viana venha a ser eleito governador do Acre.

Por outro lado, trabalhar contra a consulta popular assumindo uma postura passiva - ou agindo nos bastidores contra a sua realização - levará os acreanos a repensar sobre a melhor pessoa para assumir os destinos do Estado.

Intransigência e persistência no erro, como todos sabemos, não fez e nunca fará parte da personalidade dos grandes Estadistas. Por isso, nos sentimos confortáveis para mandar o seguinte recado para o senador Tião Viana:

- Tião Viana, agora você tem a chance de se redimir!

2 Comments:

Blogger Alma Acreana said...

Caro Evandro,
acompanhei ontem a votação na Câmara pela Tv, embora tenha sido aprovada com maioria, no Senado penso que não será tão fácil, já que, conforme insinuou um deputado, lá Tião poderá derrubar essa proposta.
É esperar pra ver!

Forte abraço!

04/11/2009, 13:25  
Blogger lindomarpadilha.blogspot said...

Caro Evandro,

Penso que será mais fácil o povo se redimir do voto dado que o senador do horário imposto. Está na cara que hámuita grana em jogo.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

05/11/2009, 18:30  

Postar um comentário

<< Home