Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 fevereiro 2010

PAUTA INDISPENSÁVEL PARA A IMPRENSA ACREANA NESTA QUINTA-FEIRA (25/02/2010)

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Meu caderno de anotação para minha missão de hoje

Local: Auditório da Secretaria de Educação, 14 horas
Evento: Discussão da nova proposta do código florestal

Anotações:

- Perguntas para não deixar de fazer ao relator do projeto na Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PC do B), cuja presença foi confirmada em sua página na internet.


Contexto para as perguntas:

"O senhor tem sido acusado de, na qualidade de relator dessa proposta, ter se aliado com a bancada ruralista do Congresso. Inclusive sua escolha foi feita pelo deputado paranaense Moacir Micheletto (PMDB-PR), que já afirmou aos quatro ventos que os que são contra o novo Código representam grupos não-governamentais da Europa e Estados Unidos, que tendo destruído tudo o que podiam de suas florestas, agoram querem que o Brasil preserva a sua".

E isto parece ter sido confirmado pelas suas declarações durante uma polêmica audiência dessa comissão em Ribeirão Preto e uma recente entrevista para o jornal Folha de S. Paulo.

Diante disso, faço ao senhor as seguintes perguntas":

- Na qualidade de comunista histórico, formador de opinião, líder político nacional, inspiração para os novos quadros do PC do B, o senhor não fica com peso na consciência ao agir claramente contra os princípios ideológicos que sempre nortearam a atuação do PC do B? Não incomoda estar lado a lado com essas pessoas, comungando idéias tão antiquadadas?

- Esta aliança da esquerda representada pelo PC do B e ruralistas radicais não seria resultado de uma 'acomodação fisiológica' do partido visando preservar os cargos que ele tem no Governo Lula?


Caso Aldo Rabelo desconverse e negue que está aliado com o pior dos mundos da direita ruralista do país, é importante fazer a seguinte pergunta:

- Neste caso, então o senhor poderia confirmar publicamente para o povo acreano, sabiamente preservacionistas (só 10% das florestas do Estado foram destruídas), que não abrirá mão do conceito de reserva legal definida na legislação atual e manterá, no seu parecer, que em toda a Amazônia Legal deverá ser obrigatoriamente preservada 80% da área das propriedades?

Nota importante: nessa pergunta não deixar ele sair pela tangente divagando sobre o conceito de Reserva Legal. Insitir na definição praticada na atualidade pois os ruralistas estão manobrando para manter no novo Código o nome 'Reserva Legal', mas com outro conceito e aplicação para flexibiliar o tamanho da área a ser preservada na região.

Para finalizar: não deixar de ler a matéria abaixo antes de ir para o encontro:

Código Florestal acirra divergências entre produtores e ambientalistas

NOTA DO BLOG: Este texto é uma espécie de divertimento pessoal. Sei que os nossos repórteres que trabalham nos jornais impressos e em alguns sites de notícias online podem até ter vontade de fazer este tipo de questionamento para Aldo Rabelo. Mas não o farão porque a matéria dificilmente seria publicada. A turma do PC do B que está encastelada no poder não deixaria. Na imprensa amanhã vai sair um press release do gabinete de um dos parlamentares do PC do B absolutamente inócuo. Quanto a mim, infelizmente estarei fora de Rio Branco. Espero que o Elder de Paula e o Gerson Albuquerque possam estar presentes. Altino Machado também.