AMBIENTE ACREANO: QUAL FOI O PRIMEIRO MAPA-MUNDI?
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

segunda-feira, janeiro 24, 2011

QUAL FOI O PRIMEIRO MAPA-MUNDI?

Quando e como foi feito o primeiro mapa-múndi? A pergunta enviada por Tais Sintra, por correio eletrônico, é respondida por Amanda Estela Guerra, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ciência Hoje Online
Publicado em 24/01/2011

[Planisfério de Cantino, considerado o primeiro mapa-múndi a representar a superfície terrestre em seu conjunto, apresentando os dois hemisférios lado a lado. Ffoto: reprodução]

O primeiro mapa-múndi de que se tem notícia foi feito na Babilônia entre os séculos 7 e 6 a.C. Inscrito em argila cozida, esse mapa associava conhecimentos adquiridos por meio da prática cotidiana dos babilônios, representando parte da baixa Babilônia (atual região do Iraque), com concepções filosóficas acerca do mundo, como as apresentadas por Homero.

Nesse período, a Terra era entendida como um disco plano rodeado por um rio de água salgada que ficava em constante movimento, chamado Oceanus.
O primeiro mapa-múndi de que se tem notícia foi feito na Babilônia entre os séculos 7 e 6 a.C.

Atualmente, o conceito de mapa-múndi é o de um mapa que representa a superfície terrestre em seu conjunto, apresentando os dois hemisférios (ocidental e oriental) lado a lado.

O primeiro mapa-múndi feito de acordo com esse conceito é conhecido como Planisfério de Cantino. Elaborado em 1502 a mando de um espião italiano chamado Alberto Cantino, esse mapa foi o primeiro a representar o mundo conhecido de então, após a descoberta do continente americano.

Foram usadas as informações fornecidas pelos navegadores sobre o contorno dos continentes, coletadas com a ajuda de instrumentos como o astrolábio, que servia para determinar a latitude em alto-mar.

Além disso, o cartógrafo incluiu partes da Europa, Ásia e África, que já eram do conhecimento dos europeus na época.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

0 Comments:

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home