Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 julho 2012

64a. SBPC EM SÃO LUIS, MARANHÃO

Evandro Ferreira





Blog Ambiente Acreano

Improvisão. Essa é a palavra mais adequada para definir a reunião da SBPC que está acontecendo no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As imagens que ilustram este texto falam por si.

Em 2014 a 66a. Reunião da SBPC vai acontecer em Rio Branco. Desde agora estou profundamente preocupado. Pensei muito e não consigo encontrar um local com infraestrutura e espaço adequado para receber a reunião.O campus da UFAC é muito pequeno, não comporta os gigantescos galpões e tendas de lona temporários que a SBPC usa para abrigar as instituições/empresas participantes.

O espaço para a exibição dos banners dos trabalhos científicos - aqui em São Luis são quase 900/dia - tem que ser amplo e arejado e no campus da UFAC isso não existe. Aqui em São Luis a UFMA alocou um ginásio de esportes que é amplo e adequado, mas no horário da exposição - entre 13-15 h - vira um forno. Tanto que a organização foi obrigada a encurtar o período de exibição dos banners de 13-14 h. Na UFAC talvez seja possível usar os corredores dos blocos de sala de aula - e torcer para que não chova.

Alguns podem argumentar que temos dois anos para fazer as adequações necessárias. Mas como somos todos brasileiros, sempre deixamos as coisas para a última hora e corremos o risco de repetir o que vemos aqui na UFMA - por onde se anda tudo está em obras, das calçadas ao prédio que abriga o setor de coordenação e organização da reunião.

Fazer a reunião no Parque de Exposições? Só se a SBPC concordar - as reuniões sempre acontecem em recintos de universidade - e a data da reunião for alterada (sempre acontece na terceira semana de julho). Tudo depende de se negociar com a SBPC.

Faz um ano que a 'largada' para a organização da reunião da SBPC em Rio Branco foi dada quando nossa capital foi selecionada - durante a reunião da SBPC/2011 em Goiânia. É chagada a hora de iniciar as providências para que a mesma tenha o sucesso que esperamos.