AMBIENTE ACREANO: RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA REITOR DA UFAC
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

quarta-feira, agosto 22, 2012

RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA REITOR DA UFAC

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O resultado da eleição em primeiro turno para Reitor da UFAC teve como vencedor o candidato Minoru Martins Kinpara, que  surpreendeu e venceu com 35,74% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o ex-Reitor Jonas Pereira, com 25,20%, em terceiro Margarida Lima de Carvalho, com 23,54%, e na quarta colocação a atual reitora, Olinda Assmar, com 15,52%.

Minoru, atropelou os demais candidatos na votação entre os alunos, obtendo 43,54% dos votos válidos nesta categoria. Além disso, obteve também a maior quantidade de votos entre os professores votantes, batendo a favorita, Margarida Lima. A votação obtida por Minoru Kimpara premia a sua persistência, considerando que ele havia sido derrotado nas outras vezes em que concorreu ao cargo. Além disso, ele se beneficiou do fato de ser o único, dentre os concorrentes, a nunca ter assumido cargos de direção importantes na UFAC.

O ex-Reitor Jonas Filho foi alavancado para o segundo turno graças à massiva aceitação que teve entre os funcionários, onde obteve 45,65% dos votos. A assessoria do candidato havia feito uma previsão de que a passagem  do ex-Reitor para o segundo turno dependeria apenas do mesmo obter um percentual mínimo de 60% dos votos na urna em que votaram os funcionários do Campus de Rio Branco, fato que terminou se confirmando.

O segundo turno da eleição para a reitoria da UFAC acontecerá na quarta-feira, dia 29 de agosto, e o candidato com maiores chances de vencer o pleito é Minoru Kimpara, que mostrou ter boa penetração entre alunos, servidores e professores. A situação do outro concorrente, o ex-Reitor Jonas Pereira, é mais complicada pois seu suporte eleitoral se resume aos funcionários. Seu desempenho entre os professores foi desastroso, obtendo menos de 15% dos votos válidos. Na votação entre os estudantes ele teve cerca de 37% dos votos obtidos pelo candidato mais votado, Minoru Kimpara. Para vencer a disputa Jonas Pereira dependerá de sua capacidade de negociar apoio com os candidatos derrotados, Margarida Lima e Olina Assmar, para melhorar sua penetração eleitoral entre professores e alunos.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

0 Comments:

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home