Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 outubro 2013

MENTIRA DA HORA: “COM A VOLTA AO ANTIGO HORÁRIO A PROGRAMAÇÃO DA TV VAI SER GRAVADA”

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano


Um dos argumentos mais usados pelos defensores da manutenção do atual horário acreano é que o retorno ao antigo fará com que a programação das emissoras de TV deixe de ser exibida ao vivo e passe a ser gravada.

Pura balela, uma meia verdade ou meia mentira, como queiram. Vamos explicar.

Independente da entrada em vigor do horário de verão ou do retorno ao antigo horário, a Portaria n° 1.220/2007, do Ministério da Justiça (MJ), impõe a classificação indicativa aos programas exibidos na televisão a partir das 20 horas. Estão incluídos nessa situação as novelas, minisséries e filmes de longa metragem que exageram nas cenas ‘quentes’. Por essa razão, nas cidades com horário diferente de Brasília eles devem ser gravados e exibidos em horário local adequado. Os únicos programas livres das amarras da classificação indicativa, e que podem ser exibidos sem qualquer restrição após as 20 horas, são os noticiosos e os esportivos.

Diante dessa situação, o que tem ocorrido no Acre? Será que a mudança no horário vai mesmo forçar as emissoras de TV a exibir programas jornalísticos e esportivos gravados?

Uma avaliação da programação diária exibida pelas emissoras de TV aberta em Rio Branco depois da entrada em vigor do horário de verão revela que a ‘necessidade imperiosa’ de transmitir programação gravada é um problema que aflige com mais intensidade a TV Acre, retransmissora local da Rede Globo. E mesmo assim, apenas parte da sua programação vespertina e noturna.

Quando escrevi este artigo na noite de quarta-feira, durante o jogo entre Flamengo e Botafogo, verifiquei que o mesmo foi exibido em sua integridade pela Rede Bandeirantes, mas a TV Acre exibiu apenas o segundo tempo. Qual a razão dessa atitude? Porque a TV Bandeirantes pode exibir futebol ao vivo e a TV Globo não?

Essa atitude da Globo reforça a desconfiança dos apoiadores do retorno ao antigo fuso horário acreano de que ela, detentora da maior fatia da audiência com suas novelas, programas jornalísticos e esportivos, está trabalhando abertamente para convencer a opinião pública acreana de que a ‘culpa’ pelo caos em sua grade de programação é decorrência da diferença de horário entre o Acre e o restante do Brasil. Para a Globo é melhor deixar o horário como está, pois atende melhor os seus interesses.

Não dá para ter uma conclusão distinta quando se sabe que as demais retransmissoras locais das grandes redes de TV nacionais sempre exibiram parte da programação noturna gravada, aproveitando a diferença de fuso horário do Acre para inserir – em horário nobre – programas jornalísticos, de entrevistas e de variedades abordando assuntos locais. Porque a retransmissora da Globo não aproveita para fazer o mesmo? Será que aumento de faturamento e lucro não estão entre os objetivos dessa empresa?

Não podemos esquecer de citar que mesmo antes da entrada em vigor do horário de verão neste mês de outubro, parte da programação noturna da Globo já era gravada sem que a legislação a obrigasse a tal. Portanto, é falso o argumento de que a volta ao antigo fuso horário privará os acreanos de acesso a programas jornalísticos e esportivos transmitidos ao vivo. Isso só acontecerá se a Globo assim decidir.

Mas quem a Globo pensa que é para tentar impor sua vontade de forma tão acintosa no Acre?

Eu nunca vou me render a esse tipo de chantagem e, ao contrário de muitos locais e forasteiros que por puro comodismo, interesse pessoal ou covardia ‘se acostumaram’ com o horário que lhes foi imposto de forma autoritária, eu não abro mão de ter de volta um direito que me foi usurpado.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

DESDE A DUAS ULTIMAS QUARTAS FEIRAS QUE A TV ACRE ESTA TRANSMITINDO SOMENTE O SEGUNDO TEMPO DOS JOGOS DAS QUARTAS , E QUANDO CHEGAR AS 3 HORAS DE DIFERENÇA O ACREANO VAI ASSISTIR OS MELHORES MOMENTOS E OS COMENTÁRIOS.

31/10/2013, 09:23  
Blogger Evandro Ferreira said...

Meu caro, no dia do jogo Flamengo x Botafogo a Band transmitiu na íntegra e ao vivo.

Porque a Band pode e a Globo não? Por causa do horário?

Claro que não! É uma decisão da Globo não exibir o jogo pois futebol e notícia não tem restrição para ser exibido ao vivo meu caro.

O que eles querem é passar a seguinte mensagem aos telespectadores: mudar o fuso horário vai fazer a programação da TV (somente da Globo) ser toda gravada...uma mentira sem tamanho...contem outra....

31/10/2013, 09:52  
Anonymous Anônimo said...

Não faz sentido isso que vc está falando. De acordo com texto, a novela das 21h ( horário de Brasília ), só pode passar aqui no mínimo as 20h e gravada, por conta da faixa etária, fazendo com que o jogo das quartas só passe o segundo tempo. Então, não é pq a band pode e a globo não, é caso de bom senso. Um jeito de agradar a todos. A novela não pode deixar de ser exibida e nem passar mais cedo, e o jogo não pode ser passado gravado, o que nos resta? Assistir apenas o segundo tempo ou mudar de canal.

09/11/2013, 13:36  
Blogger Evandro Ferreira said...

Meu caro, saiba que a programação noturna da Globo no Acre é toda gravada, exceto o Jornal Nacional.

Por isso você não entendeu. Se a novela tem restrição e só pode ser exibida no horário das 20, 21, 22 horas no horário de Brasília, a portaria do MJ exige que a mesma seja gravada e exibida no Acre às 20, 21, 22 horas, horário local. Não dá para ser direto, ao vivo.

Quanto ao jogo não passar ao vivo, é uma decisão exclusiva da GLOBO, ela passa o segundo tempo porque quer. Poderia muito bem interromper a novela, exibir o jogo e depois continuar com a novela ou qualquer outra programação.

Mais uma vez: esporte e notícia não tem restrição de horário para exibição.

Evandro

09/11/2013, 17:15  
Anonymous Anônimo said...

Continua não fazendo sentido, porque desagradaria as pessoas acostumadas a assistir a novela no horário de sempre, seja ela com o horário atual ou com o horário que irá mudar, será as 20h. No caso o que eu estou vendo, é que vc quer que interrompa a novela e passe o jogo ao vivo, para depois continuar a novela novamente, é apenas para agradar um desejo seu de sempre assistir o jogo pela globo. Já a novela não da para assistir em outro canal. Mas, infelizmente ou felizmente não é "seja feita a sua vontade". As pessoas já tem a sua rotina!!

09/11/2013, 21:38  
Blogger Evandro Ferreira said...

Você tem mesmo dificuldade de compreensão, mas vamos lá:

Você diz "desagradaria as pessoas acostumadas a assistir a novela no horário de sempre"...então, você não entendeu que as pessoas não terão como assistir a novela no 'horário de sempre'?

A Portaria do MJ não permite mais a exibição ao vivo de alguns programas, incluso as novelas...

Quanto ao 'desejo meu de sempre assistir o jogo na Globo', informo que sou assinante SKY e prefiro o SportTv...

Quanto a interromper a novela para passar o jogo ao vivo, essa não é minha opção, mas da retransmissora local da Globo...

Se mesmo assim você não entendeu, então você é um caso perdido.

10/11/2013, 06:57  
Anonymous Anônimo said...

Acho corretíssimo essa volta do fuso horário de -2 horas em relação ao Horário de Brasília; até porque, segundo os mapas de divisão dos fusos horários, o Acre está com praticamente todo o seu território dentro do fuso GMT -05:00.

E concordo com o fato da Globo transmitir apenas o segundo tempo do Futebol no Acre porque ela quer. Se os programas da Globo começassem em horário arredondado, a modificação do horário de início dos programas nos estados que adotam hora(s) a menos de Brasília seria bem fácil.

Em Brasilia, poderia ser assim, não?!

18:00 - Boogie Oogie
19:00 - Geração Brasil
20:00 - DF TV 2ª Edição
20:15 - Jornal Nacional
21:00 - Império
22:00 - Futebol 2014

Em Manaus, poderia ser assim, não?!

18:00 - Boogie Oogie
19:00 - JAM
19:15 - Jornal Nacional
20:00 - Geração Brasil
21:00 - Futebol 2014
23:00 - Império

Em Rio Branco, poderia ser assim, não?!

17:00 - Boogie Oogie
18:00 - JAC
18:15 - Jornal Nacional
19:00 - Geração Brasil
20:00 - Futebol 2014
22:00 - Império

Nos restantes dos dias da semana, a novela seria exibida as 23:00 (22:00 em Rio Branco). Será que os Acrianos se incomodariam com a mudança do horário de uma novela só em um dia da semana? o.O

21/08/2014, 18:43  

Postar um comentário

<< Home